segunda-feira, agosto 15, 2022

SABIA-SE DIFÍCIL MAS NÃO TANTO

 

                                                           IVÁN MARCANO

I Liga

Estádio do FC Vizela 

2.ª Jornada - 2022.08.14 (Domingo)

Tempo: sol e calor

4679 espectadores

                              FC Vizela, 0 - Futebol Clube do Porto, 1

                                            Golo de Ivan Marcano, aos 90'

              A previsibilidade de ser uma vitória difícil de obter por parte do Futebol Clube do Porto, confirmou-se. O FC Vizela bateu-se de princípio ao fim da partida pelo melhor resultado possível, tendo soçobrado apenas no último minuto do tempo regulamentar (90'), na sequência de um pontapé de canto.

             A equipa do FC do Porto não produziu a exibição coletiva que, teoricamente, tem condições para alcançar. Tendo, embora, a equipa de Sérgio Conceição entrado no jogo com serenidade e manifesta confiança, viu os comandados de Álvaro Pacheco a subir de rendimento na recuperação e trato da bola e a criar dificuldades à defesa à defesa do campeão nacional em título em jogadas rápidas de contra ataque. Ao ataque, os avançados portistas não logravam criar grandes situações para visar a baliza Buntic com sucesso sendo as investidas anuladas pela defesa contrário no momento do remate ou saiam desenquadrados com a baliza.

            Na segunda parte o Sérgio tudo fez para desbloquear o rendimento da equipa e de alguns dos seus componentes, através de substituições adequadas às circunstâncias negativas da primeira fase da partida. Entrou Otávio e saiu Uribe, prematuramente desgastado, Gabriel Veron substituiu Danny Damaso, lutador mas inconsequente. A seguir, Gruitc cedeu a posição a Eustáquio, e Toni Martinez a de Evanilson, e João Mário cedeu o lugar a Galeno. O assalto à muralha vizelense agilizou-se, contudo, os visados não cediam e aguentavam a virgindade da sua baliza, atrevendo-se de quando em vez a invadir as hostes defensivas azuis e brancas, neste jogo de cor amarela das camisolas alternativas. E, numa delas, ai meu Deus, que susto! valeu o falhanço do jogador do Vizela ao chutar a relva onde a bola já lá não parava. Na frente, a ofensiva acelerava por ação de Galeno, ao qual era portador da gazua para violar o cofre, o que veio acontecer (finalmente!), decorria o último minuto regulamentar, no remate de cabeça do central portista Iván (o terrível) MARCANO, a pôr fim à dúvida e expetativa dos apaixonados adeptos portistas e não apenas porque tiveram que apanhar as canas dos foguetes da festa azul e branca.

           Venceu quem mereceu, porque o resultado o favoreceu, ficou o excelente Vizela com o travo amargo de boca porque perdeu, esperando eu, e os que perfilham do mesmo pensamento, que, doravante, nenhum outro Clube deste campeonato que venha jogar a Vizela de lá saia sem a tromba de um elefante a roçar o chão.

           FCP, alinhou com: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Iván Marcano, Zaidú, Matheus Uribe, Gruitjc, Pepê, Danny Damaso, Evanilson e Mhedi Taremi. Entraram: Otávio, por Uribe, Gabriel Veron, por Namaso, 2.ª parte, Eustáquio, por Grujtc, e Evanilson por Toni Martinez, aos 61', e Galeno por João Mário, aos 67'. Não utilizados: Cláudio Ramos, David Carmo, Wendell e André Franco.

           Equipa de arbitragem: Fábio Veríssimo (AF Leiria), assistentes Pedro Martins e Nuno Manso; 4.º árbitro, João Gonçalves; VAR, Gustavo Correia.

          Arbitragem ao nível do que é usual no Veríssimo; nível fraco. Não revelou critério uniforme na marcação de faltas e uso do cartão amarelo, tendo como erro maior o ter deixado sem punição uma falta dentro da área do Vizela em que o defesa meteu, deliberadamente e convictamente, o braço no pescoço de Toni Martinez, derrubando-o. Um lance ocorrido na primeira parte em que Pepe cortou de cabeça um lance sem atingir o jogador do Vizela, foi penalizado com cartão amarelo. Apenas (mais) um erro.

          Ah!, e não esqueceu o cartãozinho para o Sérgio, o insubmisso beligerante contumaz do norte, o vilão para os árbitros (in)competentes.

RC




Sem comentários:

Enviar um comentário