domingo, agosto 07, 2022

MALHEIRO E MOTA BATE A BOTA COM A PERDIGOTA

 

                                        Mhedi TAREMI, dois jogos dois troféus

 Liga Bwin

1.ª jornada

2022.08.06

Estádio do Dragão

Espetadores: 46 309  

                                     Árbitro: Hélder Malheiro, AF Lisboa

                                     Assistentes: José Luzia e Hugo Coimbra

                                     4.º árbitro: Ricardo Baixinho

                                     VAR. Bruno Esteves

                                      Folha de serviço: cartões amarelos: Uribe, aos 28', Joel Tagueu, 28', Sérgio Conceição, 32', Marcano, 35' Teles, 78' 3e Galeno, 87'. Cartão vermelho: elemento da equipa de Sérgio Conceição

                   Desempenho: Sofrível

                   -Foi  notório no desempenho de Manuel Mota no jogo realizado no estádio da Luz contra o Arouca, ficou claro e evidente no Dragão no confronto com o Marítimo onde esteve o Malheiro: estes árbitros (ainda) não digeriram as recomendações que lhes foram comunicadas pela tutela, com as quais se pretende disciplinar, no banco e no relvado, os principais protagonistas do jogo da bola. Quer o Mota, de Vila Verde (Braga), quer o Malheiro da capital, afinaram pelo mesmo diapasão: critério ditatorial aleatório, numa mão a cartilha das regras, a outra no bolso para sacar cartões! Juízes? Se fossem, ao menos, oficiais de diligências. Claramente, não estão preparados. Usam o poder de punir como se fosse absoluto e supremo, num estilo de agente de autoridade rural dos tempos da maria cachuça. Não veem os decisores como agem os árbitros ingleses, não aprendem (de borla) com os melhores! Se o modelo e os seus seguidores não mudarem a rota, o futebol-espetáculo continuará a ser um mito em Portugal.

                    - Momento ridículo da arbitragem do Malheiro:

                      Aconteceu aos 35': Diogo Costa, g.r., com a bola nas mãos, pretende lançá-la rapidamente para início de contra ataque, pontapeando-a; fora da área alguns metros à frente, o jogador Tadeu, do Marítimo, levanta ostensivamente os braços e trava o percurso da bola, cometendo uma falta  clara e inequívoca, punível com cartão amarelo; Marcano, ao lado, reclama atuação do árbitro. Perante o espanto de todo o Estádio, o Malheiro, rapa do bolso o amarelo para o defesa do FCP e esquece o infrator do Marítimo, o qual, teria que ser expulso por duplo amarelo, punido por falta anterior (28')

                        E esta, hein?

                 

                        Futebol Clube do Porto, 5 - CD Marítimo, 1

                                                         (Intervalo: 3-0)

Jogaram: FCPorto: Diogo Costa, g.r., João Mário, Pepe, Marcano, Zaidu, Gruijc, Uribe, Pepé, Evanilson, Danny Damaso e Taremi. Substituições: Uribe, por Eustáquio aos 67', Danny Damaso, por Toni Martinez, aos 67', Evanilson, por Galeno, aos 67', Pepê Gonçalo Borges, aos 79', Taremi, por Veron aos 79'. Jogadores não utilizados: Cláudio Ramos, g.r., Fábio Cardoso, Wendell e Bruno Costa.

Golos: 1-0, Taremi, 12', 2-0, Evanilson, 40',3-0, aos 42', Taremi, 4-0, aos 68', Marcano, 5-0, aos 76' Toni Martinez, e 5-1, aos 88', Cláudio Winck.

MVP - Mhedi TAREMI.

                 Sobre o jogo do Dragão:

                          Triunfo inquestionável no 2001 confronto do FC do Porto no consulado do Presidente dos Presidentes Jorge Nuno de Lima PINTO DA COSTA. 

                          Dez minutos iniciais de ligeira apatia e ajustamentos prontamente corrigidos a partir do banco não ofuscaram oitenta e seis de domínio do jogo e mérito no alcance da manita, a qual poderia ter sido substancialmente mais dilatada até, pelo menos, à segunda.

                         Bons auspícios para a defesa e renovação do título, para a equipa que tem Sérgio Conceição como treinador, e duas mãos recheadas de atletas de valor. 

          Remígio Costa              


          


Sem comentários:

Enviar um comentário