terça-feira, abril 24, 2018

ABRIR A MAREGAR, FECHAR A ALEXTELAR






 (Foto O Jogo online)

Liga NOS
31ª jornada
Estádio do Dragão, Porto
Sportv1 - Hora:  20:00
Tempo: M. Bom (21º)
Relvado: muito bom
Assistência: 45 311 
2018.04.23

   FC DO PORTO, 5 - Vitória FC, Setúbal, 1
                                      (ao intervalo: 4-1) 

FCP alinhou com: Iker Casillas, Ricardo Pereira, aos 73' Maxi Pereira, Felipe, Iván Marcano, Alex Telles, Hèctor Herrera (C), Sérgio Oliveira, Jesùs Corona, Yacine Brahimi, Moussa Marega, aos 63' Óliver Torres e Tiquinho Soares, aos 75' Gonçalo Paciência. Suplentes não utilizados: Vanã, Paulino, Hernâni, e Diego Reyes. 
Equipamento: oficial tradicional
Treinador: Sérgio Conceição

Vitória FC, Setúbal alinho com: Cristiano, Patrik, Nuno Reis, Yohan Tavares, Vasco Fernandes, José Semedo, aos 27' André Pedrosa, Nené Bonilha, Costinha, João Amaral, aos 64' Yanik Djaló, Wellyson e Edinho, aos 77' Arnold. 
Equipamento: alternativo de cor cinzenta.
Treinador: José Couceiro

Árbitro: João Pinheiro (Braga). 4º árbitro: André Neto. VAR: Rui Costa. Auxiliar de VAR, João Bessa Silva.

GOLOS E MARCADORES: 1-0 aos 6', por MOUSSA MAREGA na conclusão de jogada iniciada por Yacine Brahimi com assistência para Alex Telles, que cruza para a área onde Tiquinho Soares ganha a bola em disputa com um defesa do Setúbal e remata de cabeça contra Cristiano, que defende para a frente, aparecendo rápido MM a emendar para a baliza. 2-0 aos 13' por IVÁN MARCANO, na sequência de canto à direita marcado por Alex Telles, com remate de cabeça de Felipe que Cristiano afasta para a frente com os punhos e o defesa central do Porto, de costas e em gesto de bicicleta atira para dentro da baliza; 3-0 aos 18' por YACINE BRAHIMI, na finalização de jogada iniciada pela direita por Moussa Marega, a ultrapassar o marcador direto, a assistir para trás para a pequena área com o argelino a controlar, escolher o momento e a atirar com êxito: 4-1 aos 24' por JOÃO AMARAL, em remate dentro da área, em lance onde toda a defesa portista permitiu o desenvolvimento da jogada com muita passividade. 4-1 aos 35' por JESÙS CORONA, para Hugo Sanhez, no estádio, ver, em tabela-passe à primeira de Moussa Marega a lançar à direita Ricardo Pereira, este a servir para a área onde surge o ponta mexicano a rematar sem preparação forte e rasteiro. ALEX TELLES fecha aos 72'  a manita de 5-1,com uma execução perfeita de livre direto na boca da área, teleguiando a bola para o ângulo superior esquerdo da baliza setubalense.

    O resultado final traduz a superioridade do Dragão na partida, podendo os números ser, sem escândalo, mais elevados. Entrando forte e pressionante, o Futebol Clube do Porto desbaratou quaisquer veleidades da equipa da foz do Sado quanto à hipótese de causar nervosismo ou ansiedade nos locais. Em dezasseis minutos estava desvendado o desfecho da partida, e a expetativa dos mais de quarenta e cinco mil assistentes na bancada consistia no avolumar dos golos e na previsão quanto aos marcadores. 
    Com o resultado de 3-0 o FCP baixou por momentos a guarda, o Vitória FC recompôs o pelotão desbaratado e surpreendeu em contra golpe ao bater Iker. O Sérgio assobiou, o Porto arrebitou e o golo do mexicano Corona para o compatriota Hugo Sanches ver, agradou. A mim, também.

    Aos 43', a anedota da noite foi contada pelo pinheiro de viveiro: Yacine Brahimi, na ala esquerda do relvado, abriu a cartilha (salvo seja!) e ensaiou um número de prestidigitador; com a bola, em cima da linha lateral, atraiu um, dois, três, quatro predadores, driblou, rompeu, e apareceu à frente do tumulto a caminho da baliza. Prrrrrrriiiiiiiiiii, ouviu-se: era a rapaz do apito, que aflito, não achou bonito que o argelino tivesse resolvido sozinho tão gravoso delito. E tenho (por agora, sobre o moço da arquidiocese bracarense) dito.

   Nos 45'+2' do período complementar, foi maregar, maregar. Surfar, controlando a onda: quando ela levantava, lá estava, o Porto, acelerava; baixava, travava. E o Sérgio, na praia, observava e anotava. Chegou o Telles, abriu a mala, e arrumou a tralha. Bye, bye.

    O Senhor Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, o Presidente de clube de futebol mais titulado do Mundo (só há este que habitamos!) foi protagonista da noite no Dragão ao ouvir a saudação dos presentes, estava o jogo no minuto 36'. Boa, velho! Dá-lhes mais. Outros tantos. Não te apresses para te encontrares com Bella Gutman. Terás muito tempo para lhe agradecer...


    Mandar para o Dragão um pinheiro de viveiro é assumir risco (agudo) de incêndio. Para mais com um  vigilante que, por não ter que fazer, se não adormeceu, pareceu, pois nada relevante com ele mexeu. Deixem o rapaz crescer, pode ser que ganhe estatura correspondente à sua altura e tome consciência de que melhor madeira daria para obra do que pau-para-toda-a-obra. E sobra.




                        HUGO SANCHES, antigo futebolista mexicano assiste que fez furor no Real Madrid, está no Porto para entrevistar Hèctor Herrera e assistiu ao FC Porto-V. Setúbal, tendo falado ao Porto Canal no pre-match.

2 comentários:

  1. bom dia
    p.f. corrija os nomes dos treinadores na constituiçao das equipas acima
    obg

    ResponderEliminar
  2. pedro miguel soares

    Grato pelo reparo dos erros. Foi uma desatenção ridícula minha. A pressa é inimiga da perfeição.
    Obrigado.

    ResponderEliminar