segunda-feira, maio 15, 2017

FANTÁSTICO! JÁ SE MARCAM PENALTIS A FAVOR DO FC DO PORTO!

 

Liga I
33ª jornada
Estádio do Dragão, Porto
Sportv - 18:00 horas
Bom tempo. Excelente relvado
Espectadores: meia casa
2017.05.14


        FC DO PORTO, 4 - CF Paços de Ferreira, 1
                                      (ao intervalo: 2-1)

FCP: Iker Casillas, Maxi Pereira, Boly, Marcano, Alex Telles, Hèctor Herrera (C), André André, Otávio, Jesùs Corona, na 2ª parte Diogo J, Yassine Brahimi, aos 63' Danilo Pereira, e Tiquinho Soares, aos 63' André Silva.

Equipamento: oficial tradicional

Treinador: Nuno Espírito Santo

Árbitro: Artur Soares Dias, AF Porto.

MARCADOR: 0-1 aos 31', por Andrezinho, resultante de remate à boca da grande área, com a bola a fazer tabela num jogador do Paços a trair Iker Casillas lançado no sentido oposto; 1-1 aos 35', por Hèctor Herrera, que iniciou a jogada pelo corredor central, deu a bola a Jesùs Corona à sua direita, este executa um centro ao primeiro poste onde aparece Herrera a bater de cabeça em antecipação do ao guarde redes: 2-1 aos 39' por Yassine Brahimi, na conversão de uma grande penalidade por derrube a ele próprio. O guarda redes Mário Felgueiras lançou-se na direção do remate tocando ainda no esférico mas não o segurou. 3-1 aos 47' por Diogo J que entrou na segunda parte, no desenvolvimento de jogada iniciada com um lançamento longo de Maxi Pereira, a chegar a H. Herrera, e este de costas para a baliza contrário remeteu em arco para Jota, o qual entrando na área com a bola controlada rematou rasteiro para o golo. 4-1, aos 89' por André Silva, que entrou na partida para sair Tiquinho Soares, na conversão de uma segunda (!!!) grande penalidade por falta cometida sobre Diogo J, executada com remate forte e colocado.

        DUAS GRANDES PENALIDADES, DUAS (!!!),  num único jogo, a favor do Futebol Clube do Porto, se não é fenómeno milagroso que dá vista a cegos de nascença é, pelo menos,  acontecimento de igual imprevisibilidade de que se revestiu o triunfo de Portugal no festival da canção europeia! E, para mais valorizar a graça obtida, o beneficiado Futebol Clube do Porto lutava para sair da situação de desvantagem em que o marcador se encontrava (0-1), e tendo logrado a transformação do primeiro castigo e virado a seu favor o sentido do jogo, pôde consumar a superioridade na partida e vencer folgadamente o complicado adversário. Se se fizer uma retrospetiva honesta e criteriosa de situações similares que aconteceram nesta fraude que foi a "liga salazar" da época de 2016/2017, quer nas participações do FC  do Porto quer da equipa que o regime apadrinha, não deixará de reconhecer que tivesse havido igualdade de tratamento e verdade desportiva, a celebração do título legítimo estaria a ser feita a norte na Avenida dos Aliados.

       Não terá sido fácil aos jogadores e à equipa técnica entrarem e jogar esta partida no Dragão contra o Paços de Ferreira. Sem objetivos ou metas a atingir de ambos os lados, estar no relvado para "cumprir calendário" é, sem dúvida, lamentável e frustrante. No entanto, a equipa do FC do Porto comportou-se com dignidade, reagiu, ferida, à desvantagem inicial, lutou pelo melhor resultado e obteve a vitória garantindo a invencibilidade nos jogos realizados esta época no Dragão. E venceu, justamente, sem favorecimento, por mérito próprio, sem controvérsias ou motivo de especulação.

      Otávio, Boly, H. Herrera, André André, Danilo Pereira, e, destacadamente, André Silva, mantiveram o nível correspondente ao valor que possuem. Mas, Casillas, Maxi, Telles, Marcano, Corona, Brahimi, Diogo J, talvez menos esfuziantes nos seus desempenhos, empenharam-se em fazer o melhor. Tiquinho Soares aparentou algum desgaste.

      O melhor árbitro português da atualidade, do Porto, Artur Soares Dias!? Talvez, talvez, talvez....

Remígio Costa

     

        

1 comentário:

  1. Nem mais. Tudo dito. É uma pena que em Portugal continue a imperar a espertice de não olhar a meios para atingir fins. Continuando a pensar-se que afinal o crime compensa, com a gente do regime. Infelizmente.
    Armando Pinto
    Memória Portista

    ResponderEliminar