terça-feira, fevereiro 28, 2017

SR. LOBO, OS SEUS COMENTÁRIOS SÃO INSUPORTÁVEIS!

  Resultado de imagem para Boavista FC  do Porto imagens

   Nos primeiros anos da implantação da televisão em Portugal, o Jornal de Notícias dedicava um espaço à análise crítica dos programas exibidos e ao desempenho dos  seus apresentadores. Se a memória não me trai, o responsável chamava-se J. Vieira Marques e o artigo saía à sexta feira. Adorava lê-lo, aguardava-o com enorme impaciência e deliciava-me com a frontalidade com que o autor denunciava os erros e as anormalidades que ouvia e via passar na tv, única e oficial,  sendo implacável nos atropelos à língua portuguesa cometidos pelos locutores. E havia alguns muito bons, experientes e cultos, naquele tempo. Vieira Marques não só corrigia o desalinhamento linguístico do texto como apresentava a forma correta de o dizer. Se bem recordo, o crítico alertava para o uso excessivo  de explicações quando a imagem for explícita para o entendimento do telespectador. A televisão é primariamente visão e o apresentador deve reduzir tanto quanto possível o sua opinião dobre o que está a ser transmitido em respeito por quem vê   Dessas críticas colhi ensinamentos que hoje me ajudam a distinguir no que vejo e ouço o que é supérfluo e por isso excessivo.

     Freitas Lobo será um grande expert na disciplina de futebol, penso que teórico pois não lhe conheço currículo de praticante , mas é um insuportável comentador do espetáculo futebolístico no que às equipas diz respeito . Não tem consciência de que os telespectadores veem o mesmo que ele está a ver e fala incessantemente do que acontece no estádio e fora dele como se estivesse numa cabine a relatar para a rádio. Números de enciclopédia memorizada a rodos, referências a despropósito sobre táticas e sistemas, apreciação de lances em que pretende influenciar a opinião de quem pode ter visão diferente da sua, previsões falhadas quanto às decisões dos treinadores das equipas em confronto, subterfúgios a que recorre para tentar provar que previu tudo o que no fim se sabe, e a persistência obsessiva com que assinala uma mudança táctica em cada jogada que acontece. Numa partida recente entre o Moreirense e o Sporting, dei comigo a anotar que nos primeiros trinta minutos do jogo, as equipas de Inácio e Jorge Jesus tinham experimentado vinte e três (23) sistemas de jogo!!! E nas suas elaboradas análises, tão depressa afirma um coisa como logo a seguir diz o seu contrário. Mais tarde, após a  ter findado o trabalho relativo ao jogo, que ouvinte espectador será capaz de se lembrar de uma única afirmação consistente do comentador sr. Lobo.

Lobo, acerta sempre. -Como eu dizia...a alteração resultou! Enquanto uma equipa está por cima do jogo e tem o resultado favorável, Freitas Lobo tem a chave na ponta da língua para o reverter a favor da que está em desvantagem . O marcador vira e ele colhe os proveitos -como eu previa... 

O Sr. Lobo mesmo que se apresente em pelo de ovelha não consegue enganar ninguém. Na aparência da lã branca e voz macia típicas da sua personalidade, está a realidade do vermelhão escondido da t-shirt. Basta estar atento aos adjetivos que busca no dicionário e guarda em exclusivo e no grau em que os aplica aos jogadores e à equipa do coração e ao discurso poupado e singelo com que os distribui "aos outros" sem que o incomode o excesso da valorização de uns ou a insuficiência dos feitos assinalados a outros.



Seria interessante conhecer o que diria (e como procederia) Freitas Lobo numa sala de cinema se alguém ao seu lado estivesse a comentar de princípio até ao fim em voz alta para um acompanhante o filme em exibição ou a contar a história de fitas antes vistas. Qual seria a sua reação num concerto se um locutor através da instalação sonora da sala começasse a debitar, com a execução da peça a decorrer, as biografias dos músicos e as características dos instrumentos que estavam a tocar, a idade, a naturalidade, estado civil, altura, peso, o número dos sapatos que calçava e quantas orquestras sinfónicas já representara? Algumas vez, Luís Lobo pensou nisto?

Descobri que a causa da minha irritação no decorrer, mas sobretudo no fim dos jogos em que o Futebol Clube do Porto participava -que para meu desespero  no canal da sportv tem como comentador destacado o Sr. Lobo, era causada pelo ruído que me entrava nos ouvidos como se fosse de uma matraca ou reco-reco da "Serração da Velha", de Carreço, Viana do Castelo. Lembrei-me de que o treinador Artur Jorge tinha uma vez declarado que só via e não ouvia os comentadores nas transmissões para não ser perturbado na sua concentração na partida. Desde a época passada tomei a decisão de ver os jogos do FC do Porto, "à porta fechada" mas apenas e só para Freitas Lobo. Só elevo pontualmente o som para esclarecer dúvidas em casos onde as imagens não são suficientemente esclarecedoras ou para ouvir os cânticos dos Super Dragões na celebração dos golos. 

Depois disso, nunca mais tive insónias.
 
     

2 comentários:

  1. Nao podia estar mais de acordo. Freitas Lobo além de parcial é um imbecil.

    ResponderEliminar
  2. Amigo :
    Faz o que eu faço e que já o meu amigo Artur Jorge o fazia :
    NÃO O OIÇAS !

    Abraço

    ResponderEliminar