quinta-feira, novembro 03, 2016

AMEAÇA SÉRIA DA MELGA BELGA.


(O Jogo online)

Liga dos Campeões
2ª volta - 4ª jornada
Estádio do Dragão, Porto.
2016:11:02 - Hora: 19:45
Espectadores: 32 310
Bom tempo


          FC do PORTO, 1 - Club Brugge KV, 0
                                    (ao intervalo: 1-0)

FCP: Iker Casillas, Maxi Pereira, Felipe. Icván Marcano, Alex Telles, Danilo Pereira, Hèctor Herrera (C), aos 61' Rúben Neves, Otávio, aos 79' Miguel Layún, Óliver Torres, Diogo J., aos 71' Jesùs Corona e André Silva.

Treinador: Nuno Espírito Santo

Árbitro: Umberto Uncliano Mallenco (Esp.)

GOLO: aos 37', por André Silva, na sequência de pontapé de canto executado na esquerda da baliza sul do Estádio, com o ponta de lança portista a desviar de cabeça ao primeiro poste a bola que vai entrar numa trajetória em arco no lado contrário, depois de ter batido na cabeça de um defesa belga e ganho o efeito.

           O objetivo era ganhar e foi alcançado. Mas o pior dos cenários esteve à vista e não devemos negá-lo: pior teria sido perder (ou até não ganhar) com esta exibição incipiente e tão preocupantemente desoladora como a que ontem a equipa azul e branca produziu no Dragão.

           Esperava-se mais, bastante mais da equipa orientada por Nuno Espírito Santo, no sentido do nível coletivo da exibição, pois que nada há a apontar aos atletas quanto ao generoso esforço doado com o propósito de alcançar um resultado positivo. Contudo, agravaram-se nesta importante partida as incapacidades antes denunciadas, designadamente a exagerada imprecisão de passes na conclusão das jogadas, o abandono da circulação da bola pelas laterais e a persistente inoperância dos intervenientes nos remates para finalizar jogadas ditas de golo.

          O Futebol Clube do Porto apenas esteve no comando do jogo em reduzidíssimos períodos e nunca conseguiu assumir o controle do insubmisso adversário. E teve que resolver situações bastante complicadas algumas delas não isentas de fortuna. Valeu o acerto da defesa e os desempenhos de alto nível dos dois centrais, Felipe e Iván Marcano, Danilo Pereira na linha intermédia e André Silva, à frente, ao lado e atrás.

         Não conheço (ainda) as declarações aos media de Nuno Espírito Santo (nem dos atletas) no final da partida. Não sei, por isso, se o treinador do FC do Porto deu alguma explicação plausível a propósito da decisão de prescindir de incluir no onze inicial Miguel Layún e ter esperado (de novo) pelos sessenta minutos de jogo para fazer alterações. Por que manteve na partida Héctor Herrera tanto tempo, com o mexicano desorientado e, com cartão amarelo, em risco de expulsão. Por que...

        Sofrer e sofrer; quando aos 25' a bola carambolava dentro da área portista e Óliver Torres postado em frente a Iker Casillas tem o braço direito aberto onde ela bate e Mallenco perdoa ao compatriota a falta passível de livre de onze metros; no suspense provocado por Iker Casillas acontecido aos 79' ao repor a bola em jogo para a frente da área numa atitude de principiante repetente, a qual foi intercetada pelos belgas e anulada por Iván Marcano (?), cedendo canto. E, aos 85' ao ver o guarda redes com mais jogos realizados na estatística do Real Madrid a "palmar" o golo do empate merecido da melga belga. Meu Deus, meu Deus, até quando!?...

        Danilo Pereira tem direito à valoração de "Melhor do Jogo". À altura dele, André Silva, Felipe e Ivan Marcano.

        Tendo poupado ao FC do Porto um penalti e quiçá o adeus à qualificação nesta fase da Liga dos Campeões, não escapa apesar disso a um "suficiente -" na avaliação do seu trabalho. Umberto Mallenco não está ao nível dos melhores árbitros de Espanha, longe disso e, se arbitrasse em Portugal, "empatava" com  Motas, Veríssimos, Pinheiros, Almeidas, Paixões, Xistras e Capelas, numa irmandade de suprema incompetência.

            

           



2 comentários:

  1. Importante vitória, esta, por tudo o que estava subjacente e pelo que está no horizonte, mas também por nós e para nós. Gostei do resultado. E que venha agora um resultado idêntico que seja, no proximo jogo!
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    Não tivemos um jogo tranquilo ... ainda bem que acabou bem !

    Abraço

    ResponderEliminar