segunda-feira, outubro 26, 2015

ÁGUA MOLE NÃO FUROU PEDRA DURA.

FC Porto-Sp. Braga, 0-0 (crónica)

Liga NOS
8ª Jornada
Estádio do Dragão, Porto, Portugal
2015.10.25
Espectadores: 40 809


              FC do PORTO, 0 - Sporting C de Braga, 0

FCP: Casillas, Layún, Martins Indi, Marcano, Cissokho (76', Rúben Neves), Danilo, André André, Imbula (62', Bueno), Cristián Tello, Aboubakar e Brahimi (58', Corona).

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)


                            Este foi um daqueles jogos que nos deixam amargos de boca. Primeiro, porque o FC do Porto foi superior ao Sporting de Braga do primeiro ao último minuto da partida e mereceu amplamente a vitória. Segundo porque, não tendo ganho, perdeu uma oportunidade de se isolar no topo da classificação geral.

                         O FC do Porto criou ao longo de toda a partida uma boa mão cheia de flagrantes oportunidades de fazer golo as quais se goraram ou por ineficácia na conclusão das jogadas ou por ação do excelente guarda redes Kirtchuk e pelo seus colegas da defesa.

                         Os bracarenses trouxeram para o Dragão uma estratégia bem delineada baseada na anulação da avalanche ofensiva da equipa portista na expectativa de poderem explorar oportunidades de contra ataque. O plano resultou defensivamente porque o ataque do FC do Porto não conseguiu romper a sólida pedreira que se lhe deparava à chegada à zona da concretização, mas, ofensivamente, apenas uma vez em todo jogo e já na parte final do encontro Alan causou alguma fricção num remate sem consequências para Casillas.

                         O que fica do encontro é o resultado o qual tem que ser considerado negativo para a nossa equipa. Todavia o FC do Porto não me desiludiu, antes pelo contrário. A equipa mostrou-se coesa, categorizada, falhou muitos menos passes do que antes acontecia, a maioria dos jogadores mostraram um bom nível de forma para esta fase da época e apenas Cissokho ainda não atingiu o ponto ideal em relação ao que se lhe reconhece. Por outro lado, é de justiça reconhecer que o Sporting de Braga se apresentou muito bem no Dragão, foi um adversário forte, determinado e competente e feliz na execução da estratégia adoptada pelo seu treinador Paulo Fonseca.

                          Julen Lopetegui, sem Maicon (lesionado) e Max Pereira ( a cumprir suspensão de um jogo), escolheu para início de jogo os atletas até agora mais rodados tendo, contudo, deixado no banco de suplentes Rúben Neves, o qual foi chamado a jogo aos 76' saindo Cissokho. Não vejo que pudesse ter agido de forma muito diferente. Escolheu os melhores para os lugares onde atuam normalmente e fez as substituições que a situação do jogo recomendava. A ninguém passará pela cabeça pensar que ele não pediu aos seus jogadores para imprimirem maior velocidade na execução das iniciativas atacantes. A equipa, em termos de pressão alta, esteve ontem à noite impecável resultando daí que os bracarenses poucas vezes tivessem passado com perigo a linha branca do meio campo.

                         De Cassilas e Cissokho, este foi o elo mais fraco. No meio, André André, Danilo e Imbula, por esta ordem, destacaram-se; Cristián Tello, Aboubakar e Brahimi, dispuseram todos de excelentes oportunidades para marcar e mereciam-no pelo que jogaram  Dos que entraram em substituição, Corona foi o menos interveniente útil, ao contrário de Bueno que procurou o golo e Rúben Neves a mostrar a categoria e a inteligência de jogo.

                         Num registo cronológico, o FC do Porto poderia ter concretizado o seu domínio territorial no relvado, aos 9', 26', 29', 33', 39', 45', 45'+1', 54' 61' 83', 87', 88', 90´+1´. Efetuou 18 remates contra 5 do adversário, realizou 46' ataques contra 21 e a percentagem de posse de bola habitual.

                        Como nota final: é inconcebível desperdiçar NOVE pontapés de canto! Todos apontados da mesma forma, sempre por alto para "a molhada". Não pode ser!

                        Num jogo correto e sem casos difíceis de avaliar (mais cartão menos cartão) a arbitragem não estragou como em outros cenários anteriores.

                      

6 comentários:

  1. É em jogos assim que se perdem campeonatos. Pode ser que este venha a alertar as pessoas, senão vai ser mais dio mesmo... Pena como a equipa esteja tão irregular e sem mentalidade positiva. Lopetegui está a falhar, começo a deixar de acreditar nele, apesar de ainda querer confiar. O próximo jogo será decisivo.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    ..."é inconcebível desperdiçar NOVE pontapés de canto! Todos apontados da mesma forma, sempre por alto para "a molhada". ...

    Pois é !

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Já saí do Dragão em alguns jogos que o FCP ganhou bem mais zangado que no empate de ontem. Não foi uma exibição brilhante, claro que não, mas fizemos mais que o suficiente para ganhar o jogo. Para além de muitos outras coisas, conseguimos fazer o mais difícil, jogadas de linha de fundo, aquelas que as defesas mais temem, mas depois nunca conseguimos definir bem, ou era um passe adiantado ou atrasado, passávamos em vez de rematar, rematávamos em vez de passar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Os campeões definem-se nestes jogos. Lopetegui já provou que não tem estofo para estas andanças.
    É lamentável porque temos dos melhores planteis que alguma vez tivemos e os adversários nunca foram tão fracos.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 15:26

    Não sei se os campeões se definem só nestes jogos. O estofo de Vítor Pereira revelou-se por intermédio de Kelvin, aos 90'+2' naquele célebre encontro onde o FC do Porto fez JJ ajoelhar no Dragão..

    ResponderEliminar
  6. Amigos portistas espero nao me enganar mas este campeonato vai dar para tudo ; mas no fin o porto è campiom David à sou benfiquista

    ResponderEliminar