terça-feira, junho 16, 2015

PORTUGAL VENCER A ITÁLIA É OBRA!



Particular: Itália-Portugal, 0-1 (crónica)

Jogo particular
Na Suíça
2015.06.5

                          PORTUGAL, 1 - Itália, 0
                                    (Golo de Éder, 51') 


                Vencer a Itália de Pirro mesmo "a brincar" nunca será uma tarefa fácil seja para que equipa for. Portugal conseguiu esse feito trinta e nove anos depois da última vitória sobre os transalpinos! É obra!

          Sem Cristiano Ronaldo e com uma equipa inicialmente apenas com quatro elementos que alinharam e venceram na Arménia, a equipa portuguesa derrotou uma Itália também ela sem quatro titulares habituais mas com Pilro, o magnífico e eterno Pilro, durante todo o tempo de jogo, conseguindo uma partida bastante repartida e equilibrada em termos exibicionais e sacar uma merecida até certo ponto inesperada.

         Retomando o sistema de jogo mais recorrente do futebol luso e um espírito de conjunto assinalável Fernando Santos abriu uma janela de oportunidade para os menos utilizados e, estes, corresponderam com uma exibição além do esperado. E não se pense que a Itália não se esforçou e não criou problemas à equipa lusitana porque foi o contrário o que se verificou.

        Individualmente de nenhum dos eleitos se poderá dizer que jogou abaixo do que pode e sabe. Fonte joga simples e prático. Eliseu, que substituiu o seu futuro concorrente no clube, esteve bem depois de ter entrado mal. Moutinho, ao seu nível de grande jogador; Danilo, quando "acertou o passo" mostrou um potencial que só os grandes jogadores possuem. Ricardo Quaresma esteve abaixo do que desejaria mas, cruzamentos daqueles, só ele os faz. Elder só teve que estar lá e encostar para o golo. Tiago terminou a época esgotado e deveria ter sido poupado. Carriço, mereceu sem favor a internacionalização pelos jogos que fez em Espanha. Vieirinha conseguiu exibição interessante.

       Considero Rui Patrício do tipo de Fabiano. Ambos bons guarda redes. Apenas e só, bons. Porém, desde que vejo Beto dentro dos postes, ainda não vi melhor em Portugal, entre portugueses. Lembrem-se como se comportou hoje na baliza; movimenta-se no espaço da grande área, agita-se e agita os colegas, comanda a defesa, é elástico, arrojado, felino no movimento para o solo e para a trave, coloca bem a bola com os pés, sai com critério aos cruzamentos, tudo. Nem sempre é assim? Não, não é. Porque não existem guarda redes perfeitos. Beto anda lá perto.

           

Sem comentários:

Enviar um comentário