segunda-feira, fevereiro 17, 2014

SINAIS DE RETOMA DESANUVIAM RISCOS DE CRISE.



I Liga
Estádio Cidade de Barcelos
2014.02.16

                                           Gil Vicente, 1 - FC PORTO, 2
                                                    (ao intervalo: 0-1

                           A vitória do FC Porto em Barcelos era o único resultado que interessava e a equipa respondeu à importância do triunfo produzindo uma exibição convincente, onde ficou clara a vontade dos jogadores em alterar a imagem negativa que vinha evidenciando, e que punha em dúvida o bom ambiente interno e a coesão do grupo, mais do que a competência do treinador ou a valia técnica do plantel. Foi notória a mudança de atitude dos atletas ao nível da aplicação e do esforço físico que houve que fazer face às condições do relvado, obtendo um triunfo limpo, merecido e útil pelos sinais de retoma que diluem os riscos de crise que ameaçava o futuro da equipa.

                          A superioridade do FC Porto nunca esteve em causa nesta partida o qual foi superior ao seu antagonista em todo o espaço do relvado e em todo o tempo de jogo. Também não é de surpreender na medida em que a equipa de Barcelos é, actualmente, uma das menos temíveis da prova. Porém, tivesse a nossa equipa tido a postura de outros momentos e, estou em crer, que teriam morrido aqui as esperanças de renovação do título.

                         O resultado poderia ter tido números escandalosos tantas foram as oportunidades de concluir com êxito as muitas jogadas que o ataque portista criou. Não foi o único senão na exibição, porquanto, o golo dos gilistas não poderia ter acontecido imediatamente a seguir ao 0-2 e nunca pelas facilidades concedidas no lance por Abdoulaye e Mangala.



O Jogo




O Jogo

2014-02-17 - Diário

                        Quanto ao desempenho individual a referência a Varela é incontornável, já que foi o autor dos dois golos da equipa, ambos muito bem conseguidos; se no primeiro correspondeu de forma muito oportuna ao estupendo trabalho de Herrera na direita concluído com um centro à medida de Siza Vieira, no segundo dispensou toda a gente e fez o trabalho sozinho, iniciando o lance no meio campo da nossa equipa, conduziu a bola por entre vários jogadores locais cerca de setenta metros e atirou de pé esquerdo para o fundo das redes de Adriano.

                        Herrera, box-to-box, terá feito o seu melhor jogo na equipa principal e cimentou a titularidade futura.

                        Danilo, por quem "não morro de amores", teve um comportamento estupendo e bateu-se com muita garra, não merecendo a infelicidade do remate que enviou ao poste.

                       Abdoulaye e Mangala não fical ilibados no golo dos barcelenses e, o primeiro, quase comprometia Helton num lance fácil de anular. Fora isso, marcaram o território com autoridade.

                       Helton, Fernando e Josué (excepto no remate que tem que melhorar), foram importantes, como Quaresma pela vigilância que concita e pela imprevisibilidade do seu reconhecido génio; Jackson Martínez trabalhou (muito)  para a equipa, mas, a falta de um golo diminuiu o valor da nota. Alex Sandro, teve dificuldade em mostrar-se, pelo que teve uma exibição bastante pálida; Licá cumpriu o que Paulo Fonseca lhe terá pedido e o terreno justificou a substituição; Ghilas, apareceu de barba e só por isso deu nas vistas; porém, a sua entrada no jogo naquela altura justificava-se. 

                      Saúde-se a estreia de Mikel, mesmo que não visse se tocou na bola.

                      Julgo que ninguém se atreverá a afirmar que Paulo Baptista beneficiou uma vez que fosse, os jogadores do FC Porto.

                      GOLOS: 18' e 53', por VARELA; aos 55', por Vieira.

                         

3 comentários:

  1. Gostei do FCP em Barcelos, finalmente uma exibição fora de casa com alguma consistência, confesso que não estava à espera de uma resposta tão boa, mas ainda bem que me enganei. Ontem o Herrera foi o melhor jogador do FCP, na minha opinião. Só não gostei da atitude do Quaresma. 5ª Feira há mais, vamos à luta. FCP
    Abraço
    Manuel Moutinho

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    ..."Foi notória a mudança de atitude dos atletas "...

    Todo-o-terreno !


    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Atendendo a todas as condicionantes, estado do terreno, pressão pela vitória do Benfica e também ao histórico frente ao Gil em Barcelos, foi uma excelente vitória e que apenas peca por escassa. Não houve sol e chuva ou chuva e sol, foi uma partida equilibrada na qualidade de jogo.

    Espermos que tenha sido o click que faltava e daqui para a frente as coisas melhorem.

    Abraço

    ResponderEliminar