domingo, fevereiro 23, 2014

JOGO BRANCO, FUTURO NEGRO.



I LIGA
Estádio do Dragão, Porto
2014.02.23

                                    FC PORTO, 0 - Estoril Praia, 1
                                            (ao intervalo: 0-0) 

                 Com um golo obtido na transformação de uma grande penalidade por falta cometida por Mangala, que foi expulso, aos 78', o Estoril Praia venceu o FC Porto no Dragão, onde não perdia há mais de cinco anos para o campeonato, comprometendo gravemente desta forma prematura e surpreendente a luta pela renovação do título de campeão nacional da I Liga.

                     JOGO BRANCO, FUTURO NEGRO!

                O FCPorto teve ao longo de toda a partida oportunidade de resolver o jogo a seu favor. Não o conseguiu e esta responsabilidade cabe, por inteiro, a JACKSON MARTÍNEZ que desaproveitou de forma canhestra e displicente algumas oportunidades flagrantes de que desfrutou. 

                   Mangala foi imprudente na forma como abordou o lance do penalti que sentenciou o jogo, embora não me parecesse que o toque em Evandro tivesse sido intencional. Depois, já há muito me conformei que, uma vez a bola colocada na marca de grande penalidade com Helton na baliza significa que ele vai para um lado e a bola entra pelo outro.

                   Com excepção do colombiano líder dos marcadores do campeonato, não vi mais outro  jogador do FC Porto que não quisesse vencer o jogo ou cuja atitude em campo possa ser considerada censurável no que respeita à atitude, à generosidade do esforço, ao inconformismo perante o espectro do insucesso. Há, por justiça destacar que, RICARDO QUARESMA, foi o que mais personificou o que, verdadeiramente, é "JOGAR À PORTO". O genes está, afinal, no balneário. Necessário é que contagie todo o plantel...

                  PAULO FONSECA chegou ao fim da linha. Trajecto curto com  páginas negras a mais. Não me pronuncio sobre a competência ou falta dela para ser treinador do FC Porto. Aliás, ser genial ou besta, no futebol está condicionado não raras vezes à bola que bate na trave e vai para fora ou escapa como um frango das mãos do guarda-redes e entra na baliza.  Foi uma escolha do nosso Presidente e a opção não deverá ter sido pelo penteado nem pela barba que lhe disfarça o terror que evidencia quando é imperioso fazer alguma coisa acertada para mudar o rumo das coisas. Mesmo que saia do jogo de quinta-feira em Eintracht Frankfurt e não na Baviera ou em Lerverkusan com a eliminatória ganha, não será suficiente para acalmar a onda de incompatibilidade que se levantou contra a sua continuidade como responsável do melhor clube português.

                O sr. Vasco Santos deve estar muito tranquilo quanto à avaliação do seu desempenho nesta partida: ninguém ousará afirmar que se enganou, uma vez que fosse, em benefício do FC Porto.

                Para a história ficam os nomes dos protagonistas do nosso Clube que ficam ligados à façanha do Estoril Praia em vencer o Dragão no seu território:

               Helton, Danilo, Abdoulaye, Mangala, Alex Sandro, Josué (62' Carlos Eduardo), FERNANDO, Herrera, (aos 71', Ghilas), QUARESMA, Jackson Martínez e Varela.

                 

3 comentários:

  1. Caríssimo Remígio
    ... dois socos no estomâgo : dos tais de eintracht ou bayer ou leverkusen como o n/ inenarrável P.F. lhes chamou e agora do casino do Estoril ,um jackpot de todo o tamanho ... é receita que eu só desejo aos da 2ª circular ... De tanto o desejar, virou-se o feitiço e não se sabe nem qual é a receita para tamanha "doença" e desconxavo em que este NOSSO FCPORTO mergulhou , nem se vislumbra "médico" que no IMEDIATO ,trate da saúde de Jackson Martinez , Carlos Eduardo e Cia . limitada ... O Presidente , lídimo representante da malta , NÃO pode sacudir a água do capote e dizer " se o treinador ,acabasse hoje o contrato , HOJE mesmo o convidava a ...renovar ! " . Grossa asneira vinda de quem vem e NÃO ESQUECENDO o que fez pelo clube e os títulos alcançados no seu já longo consulado TEM QUE SER o primeiro a indicar a porta dos fundos a esta múmia ,que é o nosso treinador actual . NÃO HÁ VOLTA A DAR- LHE ! Eu,como sabe , tb. sou dos que atravessou o deserto de 19 anos longos a secar e a levar com as tempestades de areia e as noites( e tardes) gélidas , logo , tenho TODO O DIREITO de me indignar com o actual momento ... e mais não vou comentar ... não me apetece , francamente , não me apetece ! Abraço amigo do
    João Carreira

    ResponderEliminar
  2. Desilusão total. Algo que parecia que se estava a adivinhar, cortado por uma ou outra vitória fora, mas sempre contra maus jogos em casa. Isto, aquilo, está a precisar duma vassourada...

    ResponderEliminar
  3. Amigo :

    Este Porto vai de mal a pior !

    Há que mudar !

    Abraço

    ResponderEliminar