quarta-feira, dezembro 14, 2011

O BAILE DOS VENDIDOS.

            As movimentações à volta do mercado de jogadores não se restringem aos períodos oficialmente autorizados decorrendo durante toda a época quer estejam ou não os jogadores em plena actividade nos clubes a que pertencem. Ninguém acredita que os clubes, directamente ou através de empresários, quando interessados em contratar um atleta não inicie contactos com ele sem estar à espera das épocas destinadas a esse fim, limitando-se em caso de acordo mútuo a formalizar o correspondente contrato respeitando o tempo estabelecido para esse efeito.

         As notícias postas a circular na comunicação social que divulgam o interesse de clubes em determinados jogadores vinculados por contratos mais ou menos duradouros ou que estejam em vias de o cessar, a divulgação do desconforto que alguns atletas menos utilizados dizem ter por não jogarem ou serem opções menores dos treinadores, a multiplicação das entrevistas dos empresários sobre os seus representados, as explicações dos treinadores e dos dirigentes sobre a reformulação dos plantéis, proliferam mais ou menos destacadas nos mídea durante o ano inteiro.


         O Futebol Clube do Porto é um alvo privilegiado e todos os dias entram- nos pelos ouvidos e olhos notícias de entradas e saídas dos seus jogadores que, a confirmarem-se, dificilmente teríamos no final da época os mesmos nomes que a iniciaram.


         As que recentemente vieram à baila dão Valter, Fucile e Cristian Rodriguez como activos em leilão. Se em relação ao Cebola há muito que era anunciada por estar em fim de contrato e não terem, atempadamente, circulado notícias sobre a renovação, as de Valter e Fucile têm alguma dose de imprevistas com relevo para a do Bigorna/Maciço, uma aposta (que se dizia) desta época de muitos milhões de euros fechada na anterior.

Jorge Fucile.jpg
         
            Fucile tem qualidade e muita experiência, com idade ainda longe de procurar trabalho menos exigente em qualquer clube da Turquia ou Chipre, já leva bastantes anos ao serviço do clube e pode render quantia interessante; Cristian Rodriguez, não deverá ter dificuldade em obter trabalho, seja no seu país ou num campeonato com algum cotação, mas não será fácil que o FC Porto retire grande vantagem no negócio, pois, como se sabe o vínculo vale zero no final da época.




            O brasileiro foi comprado a peso de ouro atendendo à sua juventude e pensar-se-ia poder ocupar o lugar de Radamel Falcao, se a prova dos  nove tivesse correspondido ao total dos milhões. Apesar das oportunidades, Valter, não mostrou o suficiente para ganhar o lugar que, aliás, ainda não tem candidato fiável, muito embora possua qualidades que poderão vir a ser potenciadas. Por muitos motivos, só vejo uma razão de peso para justificar a sua venda: a urgência de entrada de dinheiro vivo nos cofres do Dragão, porque, sendo ainda muito jovem e dotes para chegar a craque não será muito difícil que apareça uma boa proposta para negociar.

            Para já estão três na berlinda. Mas, claro, a história está longe do epílogo. Aguardemos os próximos episódios, dando uma espreitadela ao tal DANILO, que joga e marca golos assim:







           
           

5 comentários:

  1. Caro R.M., ao que se consta tambem Belluschi está com a etiqueta "Vende-se" ao pescoço! Sem querer ser mais papista que o Papa, acho que VP começa a mostrar a razão de etr sido opção de Pinto da Costa. O apartar de maçãs podres como disse aqui há uns anos um bebedolas treinador do clube do regime, mostra quem está com ele e quem não está. Sinceramente devo ser o unico portista que sempre achou Bellsuchi um enorme flop, um jogador de 15 minutos soberbos e 75 a dormir...
    Há que dar primazia á formação, mas com profissionais competentes com faro para detetar talentos, e não jovens treiandores vindos diretamente da aula do prof. ManuelSérgio!!!
    Peço desculpa pelo tamanho do meu comentário.

    ResponderEliminar
  2. Felisberto Costa:

    Pois, o Belluschi é mais um. A estatística não é, de facto, animadora. Tão depressa parece estar perto de ganhar o lugar, como logo a seguir nem no banco aparece. É como a montanha russa.

    Há que arrepiar caminho quanto ao aproveitamento dos valores da formação, sob pena de se confirmar de vez que a mística é, afinal, uma treta. Há um bom exemplo de grande sucesso aqui bem perto que parece não interessar a ninguém: o Barcelona. É a equipa que é, onde a maioria dos seus craques vem da formação ou são espanhóis. Mesmo que a nossa realidade seja outra, não ver a maioria da equipa do FC Porto com jogadores portugueses, é desalentador.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Talvez agora com a aprovação das equipas B, o sucesso volte. Agora há que tratar a equipa B com respeito e não como "castigo" para certos profissionais do plantel principal.
    E a "B" também pode formar treinadores, que o diga Domingos Paciência!

    ResponderEliminar
  4. Meu caro :

    Com este Valter pode acontecer o mesmo que aconteceu com um outro avançado que não se afirmou no Dragão e , depois ,
    "explodiu" em Espanha - Luís Fabiano ,
    de seu nome .

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Remígio, prepare-se, ainda estamos a meio de Dezembro e isso vai durar até ao fim de Janeiro.

    Abraço

    ResponderEliminar