domingo, dezembro 18, 2011

MUITO MELHOR O TRABALHO QUE O SALÁRIO RECEBIDO.

            Liga Zon Sagres



Rodriguez marca o 1-0

        No Dragão, o Estádio Mais Belo da Europa
        2011.12.17

                  FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 2 - Marítimo, 0


        Um jogo assim no Dragão é coisa que não acontecia há muito tempo. Esta noite tive oportunidade de assistir a uma das mais bem conseguidas exibições do Futebol Clube do Porto da presente época que lhe garantiu um triunfo sem mácula e indiscutivelmente merecido.


        Perante um adversário à imagem de um bloco de cimento armado que se estendia da linha de fundo até à do meio campo, a infantaria portista comportou-se como uma perfuradora a atacar os blocos das rochas que se apresentavam pela frente, buscando abrir o buraco por onde a água haveria de chegar ao moínho. Foi assim desde o foguete inicial, embora nos primeiros 5' o visitante tivesse experimentado uma tentativa de disputar um jogo aberto e discutir o resultado, mas, sentindo que o Dragão não estava em noite de facilidades rapidamente regressou ao plano B que tinha preparado.

        Só uma equipa era dona da bola que cirandava de jogador para jogador sem demoras excessivas, que usavam tanto o passe para a desmarcação para o espaço criado quer em lançamento para flanquear o bloco maciço dos maritimistas. Aos 11' Peçanha desvia para poste um pontapé de Belluschi, mas outros já antes tinham batido na montanha pedregosa. Aos 20' e 32' era a equipa de arbitragem a querer entrar no jogo favorecendo a entrada do defesa a Hulk dentro da área, primeiro, e assinalando um fora de jogo inexistente a Maicon.


        Aos 33' foi Belluschi e rejeitar cristamente a condenação à morte de Peçanha que lhe enviou a bola para ele lha devolver e corrigir a esmola. Aos 36' como eu estava a prever, é um jogador do Porto a ver o primeiro amarelo do encontro, ignoro se por Fernando ter contestado uma falta que não fez. Em dois minutos, o Duarte, expulsou Rodberge, como o Marítimo gosta para jogar com dez, mandando aos 40' o francês para o douche e 5' depois terminou a primeira parte.


        Até Vítor Pereira parece mais à vontade para tomar decisões, pois, deixou James no balneário (algo desinspirado em relação ao passado) e meteu Kléber, e até a mim me pareceu bem em função daquilo que o jogo estava a dar. E o massacre do fogo cerrado continuava como se fosse a NATO no Líbano, aos 45', 46',55', por Djalma, Belluschi e ainda Belluschi, ao centro, à direita, à esquerda. "Ele" tinha que aparecer, mas que estava duro, estava.


        Vai, Maicon, os tipos só aparecem por cá quando já tiveres cabelo e a Cebola é ácida que baste para os fazer chorar. E o Rodriguez entrou, aos 56', e o "perfume" começou a confundir os defensores da Ilha. Mas ainda não chegava e, de novo, o Vítor actuava, firme: obrigado Djalma, o trabalho árduo superou a qualidade mas é a vez de mostrar Iturbe à falange expectante dos fãs impacientes. Mas, óh diabo, aonde vai aquele infiltrado que passou a vigilância de Otamendi e corre em direcção a Helton como uma seta em direcção ao centro do alvo? ah,ah,ah............ui, Danilo, és justo e não tens jeito para carrasco de vítimas inocentes! Estás perdoado (à atenção do senhor Presidente...)


        Lá vem o velho ditado, mas, não me ocorre melhor: "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". E furou, furou, e estrupou aquela defesa cadela o Cristian Rodriguez pondo fim ao cio da rameira manhosa que durou 79 horas, perdão, minutos de cópula incessante! Esvaída a conversa, diluído o efeito  Peçanha, veio de lá Otamendi para arredondar a conta.


        O Futebol Clube do Porto encontrou (finalmente) o rumo que conduz ao êxito: saúde física e mental, aplicação, segurança, crença. Não foi uma noite de sonho, esmagadora, sem falhas. Longe disso. Mas este Porto tem já outra imagem, recuperou a estabilidade, superou-se na entrega à procura da vitória e mereceu ter a sorte que lhe garantiu a vitória e a continuação da merecida liderança na classificação geral.


        Sabe bem merecer o triunfo sem estar à espera da simpatia dos árbitros ou dos comentadores da TV medíocres que só podem vir duma capital sem prestígio e incompetente.


        O FCPorto alinhou:Helton (cap.). Maicon (56' C. Rodriguez), Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira; Belluschi, Fernando e João Moutinho; Djalma (72' Iturbe), Hulk e James Rodriguez (Kléber, 2ª parte).


        Golos: 1-0, por Cristian Rodriguez, aos 79' e Otamendi, aos 82'.


        HULK, não marcou mas fez um grande jogo. Fernando, Álvaro Pereira, Moutinho, como Helton, Rolando e Otamendi, muito bem. Djalma, mais na segunda do que na primeira parte, trabalhou muito e foi importante para a equipa mas precisa melhorar o passe. Belluschi andou muito tempo escondido e não tem sido feliz nos remates. Kléber, pareceu-me com mais desenvoltura e intranquilizou os seus ex-companheiros com fugas à marcação para abrir espaços. Cristian Rodriguez contribui para o desmantelamento da defesa do Marítimo e foi decisivo por ter sido o autor do golo a abertura do catenácio insular.


       


       

     

5 comentários:

  1. Sem dúvida.
    Belo jogo da nossa equipa e durante os 90 minutos. Mas ou por aselhice - ai aquela perdida do Belluschi! - ou porque estava lá o Peçanha a fazer a exibição da sua vida, mas também porque a dupla Gomes e Tomé, é cega, tivemos de sofrer mais do que merecíamos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    ..."James no balneário (algo desinspirado em relação ao passado) "...

    Saiu ao intervalo lesionado.
    Mais uma grande penalidade escandalosa ,
    não assinalada!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ontem no jogo entre o FC Porto e o clube dirigido pelo unico madeirense que adora Lisboa, foi evidente que só uma equipa entrou com disposição para jogar futebol e ganhar. A outra limitou-se a defender, a confiar nos alivios á Ramaldense e nos engates do Peçanha a fazerem lembrar um Benje dos tempos modernos.
    A toda esta corrente, juntou-se um finório de seu nome Duarte Gomes, que no estádio do Apagão consegue ver coisas que no estádio com melhor iluminação não vê!
    Como não sou do genero de "estão todos contra mim", apenas constato que Valdemar Duarte ontem esteve esplêndido na narração. O que só vem contrariar certos pedagogos que são contra os sopapos! Uma boa estalada á portuguesa, não só corrige, como educa!

    ResponderEliminar
  4. Gelei ontem no dragão mas valeu a pena,mais uma vitória sem discussão,contra uma equipa de 11 defesas,e um arbitro que é uma vergonha,um autentico calabote,abaixo tamanho roubo,como dizia o Pedroto:um roubo de igreja.Só discordo de uma coisa no seu comentário,o James não foi substiuído por opção mas por lesão.
    Um abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  5. Estava difícil chegar ao primeiro golo, mas não estava difícil jogar à bola. Que jogo, que exibição, à Porto!

    Só pecou pela tardia dos golos, mas com um Peçanha inspirado não se pode fazer nada e a verdade é que os golos, esses, acabaram por chegar.

    Um abraço

    ResponderEliminar