sábado, dezembro 10, 2011

FALTAM IDEIAS SOBRAM ASNEIRAS.

Reviravolta "canhota" dá vitória aos dragões (1-2)

        Liga Zon Sagres.


               Em Aveiro, Estádio Municipal
               2011.12.10


                                 Beira-Mar, 1 - FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 2

               Com jogos como o desta noite em Aveiro, o Futebol Clube do Porto vai causar aos seus adeptos muitos dissabores até que esta época chegue ao fim. A equipa de Vítor Pereira, ao contrário da sua opinião proferida no flash interview, esteve muito longe do brilhantismo que ele viu, e, só não perdeu pontos porque o menino Jesus lhe trouxe da China o presentinho de Natal.

          Nos primeiros 15' o maior ascendente pertenceu aos aveirenses que, logo aos 6' só não passaram para a frente do marcador porque Artur perdeu o norte na clareira onde tinha entrado. A partir do quarto de hora o FC Porto começou a esboçar uma intenção de tomar as rédeas, parecendo ter encontrado o fio para desenrolar a meada. Mas Hulk queria entrar na Amazónia sozinho e saía de lá mais desalentado que um macaco a quem tivesse sido roubada a banana. 


          Toda a gente sabe que este Beira-Mar defende muito (e bem) como se comprova por ser a defesa menos batida da prova e tem jogadores de boa técnica que exploram bem jogadas de transição ofensiva. Por isso, quem estava a ver o jogo sentia que, a qualquer momento, uma surtiria efeito.


          Não foi num contra-ataque mas na sequência de um livre (mais um à Carlos Xistra), muito bem marcado para o centro da área onde seria improvável
acontecer um golo marcado pelo tal chinês, porque Maicon, Orlando e Otamendi fizeram de "passarinhos" piu-piu-piu, de novo, mais uma vez, hoje como noutras carnavais. Porra, vão falhar ò c.!


           1-0 e bem bom. Claro que havia ainda muito tempo mas a tropa deve andar enjoada do rancho. O inconformismo por parte do Jámes (que me pareceu bem em toda a partida e considero o melhor do FC Porto), de Álvaro Pereira, Fernando, Moutinho teve o prémio que merecia numa jogada de bola corrida vistosa e concluída com um estupendo remate do menino colombiano. Apesar do empate, mesmo concedendo o maior número de ataques era dos Dragões, a ineficácia chateava até ao palavrão (desculpa, mulher).

           O Porto crescia, na segunda parte, à medida que o Beira-Mar perdia força e lucidez. Mas os lances logravam-se ingloriamente por entre passes errados ou más opções dos nossos jogadores, até que uma das muitas assistências de Álvaro Pereira foi (finalmente!) bem aproveitada por Hulk que virou para 2-1 o resultado.


           Continuava eu a pensar, vendo alguma apatia e hesitação nos lances de ataque, que, os aveirenses eram capazes de voltar a surpreender, pois me parecia que a equipa campeã nacional jogava apenas para esperar um deslize para chegar ao golo da tranquilidade. Não foi assim, como se viu, e, a melhor oportunidade da partida pertenceu aos amarelos (não é alusão à cor do responsável pelo falhanço da nossa salvação).


           (Suspendo aqui este post para ver o que se passa em Madrid.Até mais logo.) - Mourinho, 1 - Pepe Guardiola, 3).

            Vítor Pereira iniciou as substituições retirando Djalma e metendo Souza e, pouco depois, Beluschi deu lugar a Varela. As alterações pareceram trazer  ao jogo do Porto melhor esclarecimento e mais espaço para circular o esférico. Mas aí, já o Beira-Mar mostrava claramente pouca crença e nenhuma frescura física.

            Arrisco passar por parvo para discordar de Vítor Pereira em duas opções que me parecem ser apostas completamente falhadas e sem qualquer futuro. A primeira, a manter-se, pode vir a ter influência nefasta na carreira de Hulk e no adiamento do regresso do FC Porto ao seu modelo de jogo tradicional. O Incrível, como qualquer outro jogador, pode fazer pontualmente outro lugar mas nunca será solução acabada para substituir um ponta de lança de raiz. Urge, que o treinador do FC Porto, reveja esta falhada experiência.

           Outra, é Maicon. Como defesa central, vá que não vá. Mas admitir que ele possa ser o lateral que o Porto precisa, não abona muito a favor da competência que se reconhece a Vítor Pereira. Forçada ou não, a opção de o deslocar para lugar de Fucile, ou até de Sapunaru, pode ter-nos custada a ida à Liga dos Campeões e, internamente, a perda do título deste ano. O lance por ele protagonizado no último segundo do jogo, foi crime para pena que supera a de simples prisão domiciliária! Só mesmo atrás das grades, nunca menos de seis meses!

           Ganhar foi fundamental, dirão alguns. Desta, com efeito, safamo-nos e a vitória não foi, de todo, imerecida. Mas o Futebol Clube do Porto, parecendo uma árvore de Natal onde alguns dos seus jogadores são luzinhas intermitentes a acender e a apagar e apenas uma estrela no topo a brilhar, corre grande risco de sofrer muitos curto-circuitos... E os adeptos, cada vez menos, confiam em milagres e desconfiam da qualidade das lâmpadas chinesas...


O FC Porto isolou-s.

            Já elegi James Rodriguez como o melhor. Entregou-se de princípio ao fim ao jogo, fez quase tudo muito bem e apontou o golo do empate, importante e muito bonito. Álvaro Pereira, Moutinho e Fernando, acompanharam-no, com Djalma aplicado a merecer suficiente. Souza, pegou no jogo e ajudou ao desgaste do adversário. Menos bem, Belluschi que acusou o regresso e...Hulk, em relação qo que dele se espera, que, de bom, só vi o golo do 1-2. Ah! Continua fiel à sua inabilidade para substituir o árbitro...


            Olhem, se é para falar deste pastor de ovelhas de Castelo Branco, não vale a pena prolongar o post. Este infeliz, não deve ter um único amigo de verdade que lhe diga: -Xistra, pá, deixa-te disso do apito e vai mas é para a Serra da Estrela mugir as ovelhinhas e dedica-te ao fabrico de queijo.


            Para a estatística, o Porto alinhou: Helton (cap.). Maicon, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira; João Moutinho, Fernando e Belluschi (Varela, aos 78'); Djalma, (Souza, aos 72'), Hulk, (Iturbe, 90'+2,30').


            Os golos: James, 34', num remate de pé esquerdo, fora da área, rasteiro, junto ao poste. Hulk, aos 57', desmarcando-se por entre a defesa e recolhendo um passe "meio-golo" de Álvaro, rematando para o poste contrário com a bola a entrar depois de ter batido na base do ferro.


           


  


           



          .

11 comentários:

  1. Ainda está a editar o texto, mas não concordo com o seu pessimismo. Para uma equipe que jogou o tudo pelo tudo contra o Zénit e perdeu a aposta, e 4 dias depois tem de ir jogar ao beira-mar, o jogo foi qb. E, não se pode agora pedir mais...- a verdade é que as equipes da liga não jogam de igual contra o porto. Acantonam-se na área, defendem defendem defendem e o porto que se amole... chega a dar nojo. Então sem falcao ou alguém à altura, fazem o que podem. De vitória em vitória se chegará à confiança e ao desaparecimento dos nervos que condicionam a equipe.

    ResponderEliminar
  2. Este foi um dos jogos que, afinal, até foi melhor nem ter visto, pois bom mesmo foi o resultado. Já li e ouvi diversificadas opiniões, mas depois de ver as imagens do resumo televisivo e as que entretanto aparecem na net, aquilo foi de se ficar sem pinta de sangue, como se diz popularmente na minha região, tal o susto... no final do jogo - por enervante desmazelo, em erros de desconcentração e azelhice (as coisas têm de se dizer como são), de alguns dos nossos atletas... Isto é que o apraz comentar, agora no contentamento por ter acabado bem, mas com receio do que poderia ter acontecido. Quanto ao mais, as diferentes análises que se podem ler aqui e noutros quadrantes, dizem como foi. Ainda bem que vencemos, mas isto, de se jogar bem mas sempre com qualquer coisa menos bem, tem de servir de lição, de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    Hoje vi duas partidas de futebol, uma aqui ao lado que foi um grande jogo de futebol que o Barça ganhou com todo o merito vergando mais uma vez o real na sua casa, outro aqui mais perto que considero um joguinho.
    O Porto ainda não consegue atingir o nivel do ano passado, ganhamos com justiça no entanto temos que jogar melhor, temos qualidade e atitude mas temos que ter um jogo mais ligado durante 90 minutos.
    Só uma referencia ao Otamendi ... por muito que ele seja defenda bem ... tem muito que evoluir com a bola nos pés ... a maior parte dos passes longos são perdas de bola, e das duas uma ou passes curtos ou então tem que ser muito trabalhado nesse aspecto.

    Mas a realidade da classificação é uma ... estamos em primeiro lugar.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. reine margot:

    Respeito a sua opinião, mas o argumento da falta de frescura da equipa não me parece relevante. É já um argumento que não colhe. Nem vale a pena evocar aqui o que se passa noutros campeonatos, pois, sabe tanto como eu o tamanho da diferença deles para nós.

    Deve ter visto como foi em Chamartin...

    Grato pelo seu comentário.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,

    Ontem o FC Porto alcançou uma vitória justíssima diante de um Beira-Mar que se limitou a defender e a tentar aproveitar o nosso erro, ou a aselhice do nosso elo mais fraco: Maicon.
    Os aveirenses quase conseguiam levar de vencida os seus intentos, pois Maicon com dois erros inacreditáveis poderia ter deitado tudo a perder.

    De resto foi uma avalanche ofensiva da nossa parte, com muitos remates, que só não permitiram outro resultado por inépcia na finalização. Urge contratar o tal número 9 de qualidade.

    O albicastrense Xistra mais uma vez fez uma péssima arbitragem, com erros que nos prejudicaram.

    O apoio dos nossos adeptos foi fantástico.
    Este Porto ainda vence sem convencer, coloca o coração nas mãos dos adeptos até final, aconteceu ontem e diante do Braga.
    Espero sinceramente que em Janeiro este cenário se altere. Até lá é importante continuar vencer.

    Abraço

    Paulo

    ResponderEliminar
  6. É do caraças....
    Os portistas tem que ter sempre um patinho feio! Agora é Maicon!!!! O homem faz passes perfeitos de 30 metros, enquanto o colega ao lado, o Otamendi nem um passe de 5 metros consegue fazer direito. Tem um remate em arco á baliza que não dá golo por mero infortunio!!!!
    O Fucile é melhor????
    Talvez os gajos da Juventus não percebam nada de futebol...
    Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  7. Amigo :


    E que dizer dos discursos de Vítor Pereira ?


    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Felisberto Costa:

    Os portistas não são diferentes dos demais adeptos do futebol, por isso, não existe nada original quando escolhem os seus ídolos ou "patinhos feios". Creio que não preciso de afirmar o meu portismo, para desejar que todos os nossos jogadores fossem craques.

    Não sou dos faço coro a favor ou contra o valor dos futebolistas e as minhas opiniões assentam unicamente, no que vejo nos jogos. E dou sempre o máximo de tempo possível aos meus juízos sobre os jogadores.

    Maicon e Fucile são jogadores de características distintas. Não disse, porém, que deveria ter jogado ele em vez de Maicon, pois não conheço o que o treinador sabe. Quiz, apenas, implicitamente, dizer que o lado direito precisava de um jogador idêntico ao que temos do lado esquerdo, o que, deve concordar, o Maicon não foi, nem me parece vir a ser. Não tem características para o futebol ofensivo que a equipa do FC Porto adopta em 98% dos seus jogos, como se viu contra o Zenit e, ontem, em Aveiro.

    Obrigado por ter comentado.

    ResponderEliminar
  9. Azul Dragão:

    São raros os que militam no mundo do futebol que fazem muito bom uso da palavra. Por coincidência, são sempre os melhores...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. O importante era ganhar, este jogo era importantíssimo por causa do desenlace da Champions, com competência, ganhamos.

    http://tribunaportista.blogspot.com/2011/12/em-analise-12-jornada-beira-mar-1-2-fc.html

    ResponderEliminar
  11. Caro Remígio, se o Porto tivesse um jogador do lado direito como o do lado esquerdo, teríamos outro tipo de problemas. Para o Alvaro ser tão profundo o lateral do outro lado tem de ser menos.
    Gostei desta parte:«...safamo-nos e a vitória não foi, de todo, imerecida.»

    Abraço

    ResponderEliminar