domingo, fevereiro 10, 2013

AINDA PIOR DO QUE O RESULTADO FOI A EXIBIÇÃO.

 
JACKSON MARTÍNEZ marcou mas também falhou a conversão de um penalti.



Liga Zon Sagres
Estádio do Dragão, Porto (Portugal)
2013.02.10

                  FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 1 - Olhanense, 1

Golos: 0-1, aos 7', por Targino; 1-1, aos 55', por Jackson Martínez. Aos 65', Jackson não converte um pontapé de grande penalidade.

                      

                  A equipa do FC Porto foi esta noite para mim, um dupla desilusão. Não foi capaz de vencer, no Dragão, uma equipa modesta como é o SC Olhanense, e, pior do que isso esteve muito longe de produzir uma exibição à altura das que ultimamente tem produzido.

                  Se descontarmos um período de tempo entre os 25' e 30' da primeira parte em que os rapazes de Olhão saíram da sua área até ao meio campo, a partida foi jogada apenas em 45 metros da relva com 21 jogadores a maior parte do tempo concentrados à entrada da área do campo defendido pelos algarvios.

                   O golo de Targino é resultante de uma perda de bola de Alex Sandro perto da área dos visitantes seguida de um lançamento pela direita, tendo Mangala sido batido em velocidade pelo marcador, que bateu bem, rasteiro e com potência, batendo Helton.

                    Jackson Martínez aproveitou um ressalto de bola no poste a remate de Varela, encostando para a baliza o golo que fez o empate. O mesmo jogador gorou a hipótese do 2-1, quando, aos 65', atirou para a bancada o golo que valia dois pontos de vantagem sobre o segundo da classificação geral.

                    O FC Porto falhou inúmeros últimos passes de jogadas que decorriam já na área de finalização, raramente um centro saiu como devia sucedendo-se em catadupa as opções erradas na definição dos lances pelas alas.


                   João Moutinho esteve ao seu (mais alto) nível e fez tudo para empurrar a equipa. Não vi melhor em todo o jogo. Alex Sandro, poderia ter sido decisivo se tivesse soltado a bola  com mais presteza. Fernando não brilhou, tal como Lucho e Izmailov, Helton, Otamendi e Mangala. Jakson Martínez andou uns furos abaixo do que já sabemos ser capaz de fazer, e o penalti falhado ainda reduz mais a nota. To Zé, abusou na tentativa de fazer um golão, Sebá e Liedson pouco se viram.

                   Danilo foi a pior exibição dos 14 do FC  Porto que foram a jogo.

                   O resultado final é um dos três com que as partidas de futebol podem terminar, independentemente do valor e categoria das equipas em confronto. Quem entende o futebol e já o acompanha há muitos anos, está avisado sobre as chamadas surpresas. Esta noite, aconteceu a nós e poucos esperariam que isso pudesse ocorrer, logo num momento em que podíamos ficar isolados no primeiro lugar da prova.

                   Nem sempre é dia do caçador. A presa também tem as suas chances.

                  Não será por este deslize que deixaremos fugir o tri. Apesar do desencanto consequência deste duplo desaire desta noite, consola-me a certeza de que continuámos a ser a melhor equipa portuguesa da actualidade.

                  

4 comentários:

  1. Pois é, o futebol, tem destas coisas...
    Era uma jornada em que as apostas davam total favoritismo ao F.C.Porto: o Dragão ia ganhar, só faltava saber por quantos, tal era a qualidade de jogo que o bi-campeão apresentava. O Olhanense, coitado, só podia evitar ser triturado. Não foi assim. E depois do empate do Benfica frente ao Nacional, na Choupana, a perda de 2 pontos ainda custa mais a digerir.
    É verdade que mesmo não jogando bem, longe disso, merecíamos a vitória.
    É verdade que dominamos em todos os capítulos do jogo, criamos e desperdiçamos oportunidades suficientes - até um penálti! - para ganhar, não um, mas dois jogos, só que o futebol não se compadece com isso, o que conta é que fomos muito perdulários, empatamos e esbanjamos uma oportunidade de oiro de ficar isolados na classificação. Tudo porque faltou ao F.C.Porto na noite fria e chuvosa de ontem, principalmente na primeira -parte, capacidade para pressionar alto, a profundidade de outros jogos, a qualidade envolvente na posse, criatividade e inspiração para desmontar uma defesa que se bateu bem e contou com um guarda-redes, Bracali, curiosamente, emprestado pelo F.C.Porto, inspirado. É justo dizer que melhoramos bastante na etapa complementar, foi nos segundos 45 minutos que tivemos várias e flagrantes oportunidades de marcar, mas faltou gente, calma, clarividência e eficácia, na exibição, aquém das expectativas, da equipa portista. Se a tudo, juntarmos um golo muito cedo, 6 minutos, da equipa algarvia e da falta de opções que acrescentassem qualidade, está explicado um resultado que teve o efeito de um valente murro no estômago.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. isto è so para ser resolvido no dragao entre o meu e o seu mas o meu vai ter a ajuda do arbito um abraço benfiquista david

    ResponderEliminar
  3. Amigo :

    ...o futebol tem destas coisas !


    Abraço

    ResponderEliminar
  4. E foi assim meu caro. O granizo tirou-nos dois pontos. Para mim foi essa a causa maior, mas é claro que o Bracali também ajudou.
    Fui...

    ResponderEliminar