Com ou sem interesse, bem ou mal alinhavadas, oportunas ou inconvenientes, aplaudidas ou detestadas, procuro preencher estas mensagens com ideias próprias sobre os temas que escolho e possam interessar aos simpatizantes do Futebol Clube do Porto, em primeiro lugar, e aos visitantes ocasionais que se interessam pelo futebol mesmo que tenham simpatias por emblemas distintos do meu, depois. Esta atitude não me inibe, porém, de trazer a este espaço a escrita de figuras destacadas do jornalismo desportivo que usam tinta azul nas suas opiniões, cuja particularidade principal é o brilho da chama que delas emana e a força interior que as inspira.
Álvaro Magalhães, Francisco José Viegas, Rui Reininho, Júlio Magalhães, António Simões, Rui Moreira, Manuel Serrão, entre outros, são escritores de "tinta azul brilhante" que procuro acompanhar porque nos une a mesma paixão, mas, também, por encontrar prazer no que escrevem e a forma como o fazem.
Hoje, permito-me transcrever do JN, a crónica de JORGE FIEL, um jornalista de escrita fácil e discurso acessível, açucarada, de humor subtil e acutilante, que me dá prazer aqui divulgar, com a devida vénia ao autor e ao jornal.
SLB precisa da ajuda do Sistema
"O estado-maior benfiquista anda com as tensões elevadíssimas - do
presidente até ao capitão (que insultou os adeptos no final do jogo da
Luz com o Gil Vicente), passando pelo treinador, que andou à pancada com
a Polícia no final do jogo em Guimarães.
Não é preciso ser um Einstein para perceber por que é que o SLB
está à beira de um ataque de nervos. Acumula prejuízos há cinco anos,
ainda não recuperou do traumatismo de um final de época epicamente
catastrófico, e após um defeso em que não vendeu e só gastou, comprando
por atacado, viveu a novela Cardozo, fez uma pré-época medíocre e entrou
no campeonato com o pé esquerdo. Pior era impossível.Portistas ou sportinguistas, vitorianos ou braguistas, devemos dispensar alguma compreensão face ao desespero dos nossos pobres rivais benfiquistas. Mas essa compreensão não implica pactuar com faltas de educação e maus exemplos. E temos a obrigação de lhes fazer ver que não corrigir as faltas é o mesmo que cometer novos erros.
Errar é humano, mas ainda é mais humano atribuir o erro a outros. O problema é que o Benfica não vai a lado nenhum se em vez de tentar perceber por que é que a equipa falha nos momentos decisivos, para corrigir o que está mal, persistir em atirar a responsabilidade dos seus erros para as costas de um tal "sistema".
O Sistema mais conhecido é o venezuelano. Trata-se da Fundación del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestras Juveniles e Infantiles, abreviadamente conhecida como Sistema, cujo trabalho é elogiadíssimo em todo o mundo da música, pois anima 125 orquestras juvenis e deu formação a 370 mil jovens músicos, dos quais 90% de origem pobre, resgatando-os à marginalidade e delinquência.
No futebol também há um sistema - na verdade vários. A FIFA reconhece meia dúzia deles, desde o primitivo 1x1x8, até ao 4x3x3, passando pelos W M, 4x2x4, 4x4x2; e 3x5x2. Há variantes, que podem ser esplanadas dentro das quatro linhas, mas em nenhuma delas estão autorizados a participar os adeptos e treinador (por muito mestre da tática que ele se presuma) e por isso não vêm ao caso.
Luís Filipe Vieira tem de compreender que os exemplos de péssima educação que o Benfica deu no final da Taça de Portugal e as cenas de pancadaria no final dos jogos a que Jesus nos vem habituando (umas vezes dá pancada na polícia ou num jogador do Nacional, noutras leva de Cardozo) são perniciosos e devem ser combatidos.
Em vez de desperdiçarem tempo com desculpas e tentando sacudir as culpas para as costas do sistema, o SLB brilharia a grande altura se recorresse ao Sistema (o venezuelano) para, através do ensino da música, proporcionar uma melhor educação aos seus dirigentes, equipa técnica e jogadores.
P.S.: O SLB tem provas dadas na promoção de espetáculos pós-jogo, como foi o caso da rega e apagão com que brindou a conquista de mais um campeonato pelo Porto. Agora que se estreou nas transmissões televisivas, para conseguir alguma vantagem para a Benfica TV na terrível luta pelas audiências, deveria convencer Jesus a guardar para os jogos na Luz as cenas tristes como a de domingo em Guimarães."
Boa noite ( e bem noite ...) Amigo Remígio
ResponderEliminarAcabei de chegar a casa , Fui ver a bola com uns amigos , também Portistas , que apesar da vitória contra o VGuimarães , não nos deixou ,digamos que , saudades pelo futebol jogado (no 2º tempo todo ) e era sentimento geral que -desta vez- o homem de amarelo nos "ofereceu" um pénalty , com que acabamos por ganhar o jogo. Não gosto qdo isso acontece ... como não gosto que me marquem um, a mim, FORA da ÁREA , até porque sou dos que pensa que as regras SÃO PARA CUMPRIR ! Se me choca que um cidadão não receba as notoficações judiciais por "estar trancado em casa" ; se me choca que um P.R. - no caso o nosso - NÃO saiba explicar aquela coisada das acções do BPN ,que lhe deram um lucro de : ALTO - LÁ !, a ele e à família ,se nem sequer, em bolsa, as mesmas, estavam cotadas ; se me choca que o Estado ou Entidade como tal , me confisque a reles Pensão , para a qual descontei o que me foi exigido e quebra ,sem mais aquelas , um CONTRATO , onde , afinal ! , a única pessoa de bem , séria e honrada , sou eu; se me choca que quase 40 anos após Abril ,tenha netos metidos em "armazéns " , sem professores colocados e à mercê ,de um crato que não vale um peido ; se me choca que haja cada vez mais desempregados , sem -abrigo e sem ESPERANÇA de um futuro melhor ; se me choca ter de viver num país , em que um puto mal cheiroso (que- até -dizem -que- batia- na- ex- mulher ...) , que por acaso é 1º ministro, venha dizer aos jovens para emigrarem e que o desemprego pode ser uma ...oportunidade ! ; Se me chocam afinal, tantas e tantas coisas , fiquei um pouco (ainda mais ...) abalado pelo que hoje fui vendo com atenção no mais belo estádio do mundo , como o meu Amigo , muito bem diz . Esta N/ equipa arrasta males , jogo após jogo , que são um dor de alma incomensurável ...Mas hoje, nem vou bater no céguinho, fico com os meus "feelings " guardados . De tão desagradáveis , fico-me pela beleza da crónica do Jorge Fiel ,da justeza da mesma , da deliciosa exposição ,pontinho por pontinho sempre a acertar na "mouche " . Fiz "ctrl copy " da mesma e enviei-a para gente boa e tb . para alguns lampiões ... (espero pela "pancada" , amanhã ou nos próximos dias ...) . Estimo que tenha o prazer de ver pelo Porto Canal ,ou in loco ,a inauguração do nosso Museu . Dizem que é (vai ser ) uma Maravilha ! Comentará , por certo , logo que possa ,certo ?
Vai por´aqui vindo o João Pestana ...Vou atênde-lo !
Abraço amigo do
João Carreira