3ª Eliminatória
Estádio do Dragão, o Mais Belo da Europa
2013.10.19
Fotografia © Ivan del Val/Global Imagens
FC PORTO, 1 - Trofense, 0
(ao intervalo: 1-0)
Golo de Varela, aos 25', com um remate de pé esquerdo à entrada da área.
Apesar das previsíveis alterações introduzidas na composição da habitual equipa do FC Porto e o Trofense andar presentemente nos últimos lugares da II Liga, assistiu-se esta noite no Dragão a uma interessante partida de futebol. Tanto a formação da casa como a visitante actuaram dentro do que seria legítimo exigir-lhes em função do estatuto conferido a cada uma delas.
Paulo Fonseca terá ido além do que se esperaria ao chamar ao jogo da Taça de Portugal, Fabiano, Vítor Garcia, Diego Reyes, Carlos Eduardo, Ricardo Pereira, Kélvin e Ghilas, iniciando o jogo ainda com Maicon e Quintero, mas só Fernando, Danilo e Varela são titulares de raiz. Acabou por dar-se bem, porque, ultrapassadas as dificuldades dos primeiros 25', até ao golo, os estreantes deram boa conta do recado.
O Trofense esteve bem melhor do que quando veio perder com a equipa FC Porto B no Estádio Jorge Sampaio para o campeonato da II Liga. O seu técnico adoptou um previsível sistema de bloco recuado, mas sempre a pensar em partir rapidamente no contra ataque à baliza de Fabiano. Nunca construiu verdadeiras situações de golo, todavia, se em um de dois ou três contra-ataques que somou em toda a partida poderia, com sorte, concluí-lo de modo feliz.
O equipa do FC Porto trabalhou bastante e não dei conta de que algum dos jogadores pretendessem esconder-se. Ressalvados alguns lances mal definidos ou passes fora de tempo dos novatos, a equipa esteve sempre virada para a frente, perto da linha de grande área contrária, circulou bem a bola, rematou, fez cantos e não faltaram excelentes oportunidades para fazer golo, estivesse lá o Ghilas que, francamente, me pareceu "a milhas" do que lhe vimos fazer em Moreira de Cónegos na época finda. Só jogando, meu caro, só jogando, porque o valor não se evapora na caverna do Dragão.
Não é jogo de falar de Danilo, Alex Sandro, Fernando, Défour, Varela, mesmo que nada haja a dizer quanto à qualidade das suas exibições, principalmente os três últimos. Quem estava sob observação eram os que não são (ainda) titulares habituais.
Carlos Eduardo esteve muito bem e reafirmo a minha convicção que está à porta da titularidade na A. Vítor Garcia é, sem dúvida, um dos melhores dos BB, como tenho vindo a salientar. Não tira o lugar a Danilo (ou a Fucile) mas está ali um lateral de grande futuro. Diego Reyes não teve grandes problemas a resolver mas no que fez esteve seguro. O Ricardo Pereira entusiasma pela luta que trava para dar nas vistas. Trabalha como um emigrante lá fora, disputa a bola com a gana de um usurário da troika, joga limpo com agressividade permitida e, ou Fonseca o convoca mais vezes ou o rapaz vai a pé a Fátima para o ajudar.
Não mudo a opinião favorável que tenho sobre o Ghilas. Porém, esta noite, o franco-argelino nem merecia o golo que marcaria no último suspiro do jogo se Fernando (egoísta duma figa), com ele a seu lado, lhe tivesse cedido o esférico para o remate de sucesso.
Faltam Quintero e Kélvin. Fez mais o brasileiro da crista de galo pela equipa em 30' que o colombiano em 70'. Um jogador não vale apenas por ter bons pormenores de quando em vez, ou tendência para fazer livres em arco e marcar golos espectaculares: precisa ser constante, saber ceder a bola ao colega nos momentos certos e, enfim, jogar em equipa. Quintero há-de fazê-lo.
Reprovável o desagrado dos espectadores assobiando a equipa já no período de compensação de tempo. É sinal de que, nem toda a gente que está nas bancadas, percebe alguma coisa de futebol...
Também gostei do que vi no pequeno ecrã do meu pc. Com aquela multidão lá atras, não dava para grande brilho. Em resumo: é taça.
ResponderEliminarPS. A “maralha” do assobio devia tirar umas férias sem vencimento.
Meu caro amigo, lamento, mas vi a mesma coisa... vi uma primeira-parte aceitável e uma segunda muito fraquinha. São os encantos do futebol... uns vêem de uma maneira e outros de outra.
ResponderEliminarAbraço e bom domingo
Amigo :
ResponderEliminarGrande soneira de jogo !
Abraço