sexta-feira, agosto 14, 2015

APOIO NÃO VAI FALTAR.

              

FC Porto: oito reforços chamados para receção ao V. Guimarães

                 Amanhã, dia 15 de Agosto, o Futebol Clube do Porto "entra a doer" na competição mais importante do calendário do futebol nacional e a única em que "não pode perder". Ganhar o campeonato da época de 2015/2016 é objetivo principal sem que isto signifique que as demais provas em que a equipa vai estar envolvida o querer e o empenho em as vencer não seja o mesmo.

             Na época anterior as alterações verificadas na equipa técnica e no plantel foram obstáculos importantes não completamente ultrapassados que se traduziram num aproveitamento pouco habitual nos resultados conseguidos, atenuados apenas pelo comportamento meritório na Liga dos Campeões até à eliminatória com o Beyern de Munique nos oitavos de final. Foi, pois, uma época onde não vencemos nenhuma das provas em que entrámos nem estivemos em qualquer final, facto inimaginável para uma equipa com o prestígio e palmarés como é a nossa.

             Na época corrente partimos com esperança renovada sendo trunfo relevante o facto de o treinador Julen Lopetegui, poder melhor fazer o seu trabalho já que adquiriu agora uma experiência do que é na realidade (arbitragens, alguns campos com mais areia que relva e de dimensão reduzida, imprensa, etc, etc.) o futebol nacional que antes não possuía e que terá sido um óbice significativo nas escolhas da equipa e na falta de obtenção de triunfos nos primeiros meses da época. Penso que este ano tudo será diferente, para melhor, apesar de já não podermos contar com pelo menos cinco jogadores normalmente titulares, cujas baixas foram porém atempadamente (bem) colmatadas por outros de idêntica ou superior valia.

           Julen Lopetegui divulgou hoje a primeira convocatória para defrontar amanhã no jogo inicial, pelas 20:45 horas no Estádio do Dragão o Vitória Sport Clube de Guimarães. Os escolhidos constituem o melhor que tem o novo plantel, e são os seguintes:

 Guarda-redes: Helton e Iker Casillas
Defesas:  Maxi, Martins Indi, Maicon, Marcano, Alex Sandro
Médios: Rúben Neves, Evandro, Herrera, André André, Danilo, Imbula
Avançados: Hernâni, Varela, Dani Osvaldo, Aboubakar, Tello, Brahimi e Bueno 


             Oito dos convocados chegaram esta época ao Clube. Dos nomeados, os que menos conheço são: Imbula, Osvaldo e Bueno. De todo o modo, penso que este plantel é globalmente mais forte e equilibrado do que era o anterior e continua a ter executantes de grande valor e um técnico enriquecido com o que sabe agora sobre o modo como se exerce a indústria do futebol em Portugal.

             Apenas como exercício de palpite penso que Julen Lopetegui vái dar a primazia inicial aos seguintes jogadores:

              Casillas, Maximiliano, Maicon, Marcano, Alex Sandro,  André André, Rúben Neves e Imbula; Varela, Aboubakar e Cristián Tello. Com mais probabilidades de iniciarem ou virem a entrar no decorrer da partida: Danilo, Héctor Herrera, Bueno e Osvaldo.

              Apoio não vai faltar. Cinquenta mil no Dragão para principiar é (muito) bom!.
            




            

domingo, agosto 09, 2015

O MELHOR DA PRÉ ÉPOCA.

FC Porto-Nápoles (LUSA/ Estela Silva)                      



                     F C do PORTO, 0 - Nápoles (Itália) 0

Jogo de preparação
Estádio do Dragão, Porto
2815.08.08
Lotação esgotada

                   F C do PORTO, 0 - NÁPOLES (Itália) 0


                   A apresentação no Dragão da equipa treinada por Julen Lopetegui para a época de 2015/2016, foi um espetáculo de grande efeito visual quer pelo colorido que o estádio apresentava quer pela organização do espetáculo que antecedeu o jogo contra a equipa italiana do Nápoles, a mais forte e prestigiada que o FC do Porto defrontou nesta fase da pré época.

                   O confronto entre as duas formações não foi espetacular no que se refere à qualidade do futebol exibido pelos conjuntos, o que não se aceita já que o objetivo dos dois treinadores tem em vista dar maior ritmo à equipa e esclarecer as últimas dúvidas quanto às escolhas finais dos jogadores que hão-de integrar o ,lote dos eleitos. Pelo menos em relação ao FC do Porto foi essa a ilação que tirei considerando que a formação que iniciou o encontro não andará longe da que Julen Lopetegui tem em mente como estrutura para o conjunto principal.

                 O FC do Porto iniciiou a partida com Casillas (45', Helton), Maximiliano (65', Ricardo Pereira), Maicon (84', Lichnowsky), Marcano (45' Martins Indi), Sissokho (40', José Angel), Héctor Herrera (45' DanIlo), Ríben Neves (45' André André) Imbula (63' Sérgio Oliveira), Varela ( 72' Hernâni), Aboubakar (65' Osvaldo) Brahimi (18'. Cristián Tello).

                  Brahimi e Sissokho, saíram lesionados.

                  O àrbitro foi Vasco Santos.

               No meu entendimento o FC do Porto está este ano mais forte em termos de conjunto, troca a bola mais rápido e erra menos passes. Joga mais adiantado e pressiona mais à frente. Tem mais jogadores de nível elevado. Até agora não vislumbro que Aboubakar seja um "matador" nato. É excelente em quase tudo que faz mas é limitado no remate quando tem que ultrapassar o defesa que o cobre. Perde tempo no drible, mas, quando em corrida ou emendando um passe é letal. Não sei o que vale Osvaldo mas denota sentido posicional na zona da área. Neste momento, estou convencido que o FC do Porto fará golos, provavelmente muitos, mas serão distribuídos e não dependentes de apenas um grande goleador.



               Imbula é jogador esquerdino, rápido e joga para a frente. Parece um 10, à antiga. Veremos o que dele vai fazer Lopetegui. Rúbem, André André, estão já em forma. Varela está melhor do que quando saíu mas não creio que seja capaz de agarrar o lugar, quando Tello, Brahimi, Hernâni, Ricardo Pereira se afirmarem. A defesa com Casillas, Helton, Miacon e Marcano, e Martins Indi, dará resposta às exigências. Bueno, Osvaldo. Sérgio Oliveira e o puto dos júniores cujo nome agora me escapa, terão que se fazer mais e melhor, alguns muito mais e muito melhor para serem opções constantes. Maximiliano Pereira, deu a sensação de que já era dono do lugar há muito tempo. Não terá concorrente à altura.

               Bom Porto, acredito!

quinta-feira, agosto 06, 2015

UM DRAGÃO CAMPEÃO NUNCA SERÁ UMA ILUSÃO.

   
FC Porto: Cissokho, Osvaldo e João Costa foram as novidades
                                                 OSVALDO CHEGOU DE SURPRESA


                      A ausência de atividade que no DRAGÃO, SEMPRE! se verifica desde há algum tempo a esta parte, tem justificações diversas que não interessa nomear das quais se exclui liminarmente a falta da interesse pelo futebol em geral ou uma desmotivação ou arrefecimento da fé clubista que voto ao meu Futebol Clube do Porto. Assim sendo, procuro estar o mais atento possível à evolução do das notícias e também das que o parecem ser e não são, extraindo do que vou  sabendo de todas as fontes a que tenho acesso as ilações que entendo, sem prejuízo da troca de ideias e impressões com os amigos fiéis ao mesmo credo e com capacidade credível de discernimento.

             Vi e coligi apontamentos dos dois últimos jogos realizados durante o estágio em Colónia que se traduziram em duas vitórias (sendo que uma foi decidida em pontapés de grande penalidade), os quais, nas circunstâncias em que decorreram me agradaram sob muitos fatores, ficando desde logo com a impressão que houve progresso significativo individual e coletivamente na nossa equipa relativamente à que se  notava na do ano anterior. Muito empenho dos atletas, movimentação equilibrada no desenvolvimento do jogo, bons e excelentes executantes e promessas, muitas promessas para se cumprir o fim de constituir um conjunto forte e temível na época presente.

            De nenhum dos jogadores que chegaram ao plantel este ano e presumivelmente para se integrarem na equipa titular, tirei juízos definitivos. Já conhecia alguma coisa de Danilo Pereira e tive a confirmação positiva do seu valor. Imbula não teve muitos minutos de jogo, mas do que fez no tempo que esteve em campo, "cheira" a craque. Bueno, pouco visto no primeiro jogo melhorou muito no segundo. Será útil, quando entrosado. Lichnowski. é jovem com largo futuro, mas não deverá ser titular. André André é um poço fundo de energia, jogador "à Porto". Brahimi, luta para atingir o topo da escala do alto nível que possui. Varela esteve nos jogos acima do esperado e Aboubakar dará que falar, muito e bem podem acreditar!, Tello só precisa de jogos.

            Casillas "dá" à equipa a cor do arco iris o qual, quando aparece, todos os olhos se viram para ele e gostam de ver.

             E de repente, o italo argentino Osvaldo. E, ( mais rápido ainda),  quem sonhou? Sissocko. Sim o tal dos quinze milhões por ter vestido alguns meses a gloriosa camisola azul e branca.

             Num post deste teor parece despropositado falar dos atuais bi campeões nacionais. Mas não resisto a escrever que acho insólita e até enigmática a tranquilidade que vive o governo da nação benfiquista. Despede-se Jesus ao fim de seis anos de serviço com o argumento de ter um ordenado impagável em Portugal.E para o rival Sporting, Deus meu. Impensável no tempo das vacas gordas|.O Lima já foi por meia tuta, à pressa, quiçá para liquidar a fatura da luz, Gaitan parece que depois do dia nove ruma para a grande Ilha, Sálvio talvez volte a jogar sabe-se lá quando, três promessas foram despachadas a preço de saldo, o Luisão já nem quer ouvir falar da data de nascimento, Jardel até adoeceu,  Eliseu não emagreceu nem jamais o vai conseguir, o Amorim já não aguenta mais a farmácia e abalou por fim, o Rui Vitória deve ter vindo tão cansado da digressão das derrotas americanas que até a Dona Vitória anda desolada por ter de dormir para ele recuperar. Raio de BES que que nem uns títulos sobraram para comprar uns salgadinhos para juntar aos fininhos e reunir ao redor do manto protetor os capelinhas e  jorginhos do chefe amigo vitinho....
 

terça-feira, julho 28, 2015

PEDRO PROENÇA É O PRESIDENTE DA LIGA PROFISSIONAL DE FUTEBOL.


ELEIÇÕES NA LIGA: esta terça-feira há um novo presidente


Eleições na Liga: já votaram todos

 PEDRO PROENÇA, ex-árbitro de futebol e gestor bancário é o presidente da Liga Profissional de Futebol, derrotando Luís Duque, jurista e detentor do lugar durante os últimos meses, de  acordo com os resultados da eleição que terminou há poucos minutos.

             O derrotado Luís Duque tinha o apoio de Filipe Vieira presidente do SL Benfica, enquanto a lista de Pedro Proença tinha garantido, entre outros,  os votos de Jorge Nuno Pinto da Costa, líder do Futebol  Clube do Porto e de Bruno de Carvalho, do Sporting C P.

              A votação foi de 32 CONTRA 23 votos


sexta-feira, julho 24, 2015

BORÚSSIA M'GLADCAHC, 2 - FC DO PORTO, 1 (Jogo de Preparação)

Google+
Lopetegui: «Mercado está aberto e sabemos o que precisamos»

Em Marienfield (Alemanha)
2º Jogo de Preparação do FCP)
 2015-97.24

       M'BladbacH, 2 - Futebol Clube do Porto, 1
                                    (Ao intervalo: 2-0)

ABAOUBAKAR marcou aos 49', o golo do FCP. Os alemães fizeram na 1ª parte dois remates e dois golos e na segunda um com uma defesa de Casillas que daria o 3-1

NO FCP alinharam os seguintes jogadores: Casillas, Ricardo Pereira (76' Macsi), Maicon (85', Lwinchtein), Marcano, José Angel, 45', Alex Sandro), Danilo (Rúben Neves, 45'), André André (85', Hernâni) E$vandro (45' Varela), Sérgio Oliveira (Bueno, 85') Aboubakar, (56, André Silva) Cristián Tello (Brahimi, 76').


                Nos primeiros quarenta e cinco minutos a equipa do FCP atuou como será normal na preparação diária no Olival. Procurou manter-se posicionalmenteno  relvado com quatro/cinco jogadores e Aboubakar solto no ataque. Na retaguarda, em defesa clássica. Os golos alemães resultaram de uma jogada infantil de José Angel de que resultou a perda de bola e o segundo de uma perda de Danilo perto da área, aproveitados com dois remates rasteiros cuzados para o poste contrário sem culpas para Casillas.

               O segundo tempo o FC do Porto mudou completamente passando a jogar francamente ao ataque  com os jogadores a porem em prática mais vezes a sua valia técnica em  jogadas individuais. Os jogadores do Borússia raramente passavam a linha do meio campo com uma única excepção sendo Casillas com o avançado alemão isolado à sua frente a defender um golo à vista. Varela na direita tentou e ganhou as jogadas individuais que criava, fez bons centros mas os jogadores da casa povoaram de tal forma a sua área que só em três ou quatro jogadas os jogadores do Porto lograram  concluir os remates. Alex Sandro subiu muitas vezes pelo seu flanco mas raramente os centros lhe saíam a preceito. Brahimi, ainda longe da forma, ensaiou muitos dribles mas sem eficácia.

               Marcano, esteve excepcional e Maicon igual a si próprio. Danilo, pouco rentável no esforço que mostrou. André André, na luta como é seu timbre. Sérgio Oliveira com bons momentos. Tello pouco produtivo, ainda distante do que sabe. Aboubakar trabalha e quase tudo que faz é bom como o golo que apontou. Terá lugar garantido no onze muitas vezes. André Silva, não disfarça a falta de experiência. Rúben Meves, muito bem. Evandro sem espaço não brilhou. José Angel um desastre neste jogo. Ricardo Pereira, cumpre sempre, Lictchstwien, no pouco tempo de jogo fez um bom corte.Macsi, atuou dentro do estilo que lhe conhecemos e, reconhecidamente, será muito útil do lado direito.

               Globalmente, o Futebol Clube do Porto esteve bem, mostrou que tem plantel de qualidade não estando todos os jogadores (pelo menos os mais consagrados e determinantes) no mínimo aceitável de forma para a categoria que se lhe reconhece. No segundo período de jogo em que o impôs um andamento mais forte, vulgarizou o terceiro classificado do campeonato alemão e só não marcou por mera circunstância do jogo. 

               Boa arbitragem.

               













sábado, julho 18, 2015

FC DO PORTO MOSTRA (BOM) TRABALHO DE CASA


 Duisburgo-FC Porto, 0-2: o projeto e o sucesso à moda antiga
 Em Diusburgo, Alemanha
2015.07.18

                        Diusburgo, 0 - FC DO PORTO, 2
                                    (0-0 AO INTERVALO)

GOLOS: 60', Brahimi, recebendo de Aboubakar o passe que o isolou frente ao g.r.; 64', por Hernâni, isolado por um passe de Brahimi.

                   

          O FC do Porto apresentou uma equipa diferente em cada uma das partes o encontro. Principiou o jogo com:

          Casillas, Maxe, Maicon, Marcano, Miguel Angel, Danilo, Imbua, (aos 30', Sérgio Oliveira), Bueno, André Silva, e  Varela
          Depois,

          Helton, Ricardo Pereira, Liwschnowvski , Martins Indi, André André, Sérgio Oliveira (66', Rúben Neves), Brahimi, Hernâni (66', Andrian López) e Aboubakar.

          O ritmo de jogo foi superior no segundo período daí resultado mais oportunidades de golo para de Julen Lopetegui e os dois conseguidos que fizeram o resultado, aliás em jogadas de bom recorte e capacidade técnica dos executantes, em especial o de Brahimi que fez lembrar algumas das suas excionais jogadas dos primeiros jogos em que alinhou no início da época passada.

          Estes primeiros jogos são aliciantes sobretudo para os adeptos pela curiosidade em ver em ação os novos jogadores contratados e de que pouso ou nada se conhece. No Futebol Clube do Porto houve muitas caras novas e em todas elas notei capacidades que a breve trecho serão muito úteis à equipa.

          Casilhas e Maxe, são conhecidos de sobra para se falar deles. Outros, como André André e Danilo, têm valor reconhecido. O francês Imbula parece de facto ser um potencial craque e ele e Danilo, com André A, vão maravilhar. Lwschowvnski e André Silva, justificaram a chamada. Ádrian López, parece não ser dali. Bueno parece ter andado à procura do melhor lugar para mostrar o que vale e beneficiou de uma oportunidade para marcar um golo de "bandeira".

         Esta que hoje bateu o Diusburgo que este ano vai jogar a segunda divisão da Alemanha não é a equipa com que o  FC do Porto vai contar na próxima época. Não sequer se sabe se algum dos jogadores que jogaram estarão todos no plantel em 31 de agosto ou até haverá outros que possam entretanto chegar. Mas isso não obsta em considerar que o que hoje se viu tem qualidade, há jogadores de grande classe para todas as posições, há agora que moldar e dar  corda à máquina para que ela não se atrase nem adiante como acontece com os bons relógios suíços.

          
                    

quinta-feira, julho 16, 2015

NA HOLANDA, A BOLA JÁ ANDA.

        
O Jogo   
                   Em Horst, na Holanda, o Futebol Clube do Porto realizou o primeiro encontro da época com vista à observação dos elementos que possam vir a formar o grupo do plantel principal para a época 2015/2016. Foi adversário a equipa holandesa do Fortuna Sittard o que saiu derrotado por 1-5, com golos Varela, André Silva, André André e Brahimi. Ao intervalo o resultado já era favorável ao FC  do Porto por 1-2  Como é normal nestes encontros de preparação, Julen Lopetegui utilizou um grande número de jogadores principiando com uma equipa e concluindo a partida com outra totalmente diferente. Segundo declarações prestadas no final da partida, Julen terá gostado mais do que viu nos primeiros quarenta e cinco minutos por considerar que a atuação foi mais coletiva do que no período complementar.   Tiveram oportunidade de jogar os seguintes elementos: Helton, Marcano, José Angel, Danilo Pereira, Evandro, Hernâni, André Silva, Gudiño, Ricardo Pereira, Maicon, Alex Sandro, Martins Indi, Imbula, Rúben Neves, Bueno, Tello, Brahimi, Aboubakar e Sérgio Oliveira. Terão estado mais em evidência André André, Carlos Silva e V.arela.Maxi Pereira e Ike Casillas viram no banco a atuação da sua nova equipa.