quarta-feira, julho 08, 2015

LIMPINHO, LIMPINHO, LIMPINHO E NÃO SE FALA MAIS NISSO.

 (Maisfutebol)
Marco Ferreira recorda telefonema antes do Rio Ave-Benfica

Vítor Pereira acusado de pressionar árbitros

Publicado em 06 jul 2015 às 00:35
Por Filipe Amorim/Global Imagens
Árbitro madeirense muito duro para com o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF e recordou um telefonema antes do Rio Ave-Benfica.
Marco Ferreira, em declarações à RTP Informação, foi muito duro para com Vítor Pereira, recordando mesmo um telefonema que diz ter recebido do presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol antes do encontro Rio Ave-Benfica, dirigido pelo árbitro madeirense.

E ESTA, HEIN!?

FC Porto multado por ironizar com João Capela

Dragões pagam 1530 euros pelas declarações publicadas na Dragões Diário sobre o árbitro lisboeta

(Maisfutebol)
FC Porto multado por ironizar com João Capela

IKER CASILLAS: EM ESPANHA É ASSIM. EM PORTUGAL, AMANHÃ SABEREMOS.

ACORDO FECHADO ENTRE REAL MADRID E FC DO PORTO POR IKER CASILLAS. (MARCA)

El anuncio oficial del traspaso del portero, en las próximas horas

Acuerdo cerrado Real Madrid-Oporto por Iker Casillas

El anuncio oficial del traspaso del portero, en las próximas horas

Acuerdo cerrado Real Madrid-Oporto por Iker Casillas


Acuerdo cerrado Real Madrid-Oporto por Iker Casillas

FUTEBOL A SÉRIO? SÓ NOS REGIONAIS.

         
 
  

             A poeira parece longe de assentar e ao contrário do que gostaria acontecesse o ambiente apresenta-se cada vez mais turvo no reino do Dragão. Falo obviamente da constituição do plantel principal com que o Futebol Clube do Porto pretende atacar a reconquista do título de campeão nacional e competir a nível externo pelo menos de forma tão brilhante como atingiu no época transata. 

         Bem sabendo eu que a esmagadora maioria do que a informação espalha na imprensa escrita e visual "é palha" algumas aquisições por parte do FC do Porto estão já consumadas. Bueno, Impula, André André, Sérgio Oliveira e Danilo. Dos cinco mencionados, os três últimos são portugueses e têm valor para acrescentar à equipa. O ex-marítimo sempre me impressionou nos jogos em que o vi atuar e poderá evoluir para nível elevado. De Bueno e Impula nunca tinha ouvido falar e surpreende-me que se o médio francês custou vinte milhões de euros qualquer um dos outros médios do quadro de jogadores vai ter que lhe ceder o lugar.

       Iker Casilllas. Um ícon do Real Madrid, dezasseis anos a ganhar tudo que são títulos, radicado com família em Madrid, renda alta ainda que repartida. Não pela idade mas pelo estatuto só pode vir para ser titular. E Helton? Se der certo, é milagre...

      Não questiono a utilidade e a qualidade de Maxi Pereira. Com a saída de Danilo para o Real o lugar precisa de substituto à altura. Mas, Maxi Pereira? Porquê Maxi? Barato? Barato não foi para o convencer a assinar e ele sabe que os adeptos vão cobrar.... E então, há assim tão poucos defesas no mundo com valor,  mais jovens e com mais classe? O que a mim me motivará é estar atento à sua maneira de jogar e o tratamento que os árbitros lhe irão dar se o seu modo de jogar continuar a ser o mesmo que usava no clube anterior...

       Agora é Drogba! Grande jogador, isso foi. Mas, agora, que grau de motivação? E há Aboubakar, uma esperança. E Gonçalo Paciência, é (só) para a taça da Liga?

       Eu perdi a conta ao número de médios que somamos até este momento. São todos para ficar? Não! Mas nem sonhem que Rúben Neves não irá continuar. Quem não ficaria decepcionado? Haja tento!

       E há Ricardo Quaresma. Se era problema, está encontrada a solução. Definitiva...Sporting? Benfas?

       Já não contamos com Danilo, Jackson Martínez, Óliver, Casemiro, Fabiano, Campaña, perdemos Tó Zé e outros. Serve de alguma coisa a formação, júniores, sub.21, emprestados?

      Cada vez menos me reconheço neste Futebol  Clube do Porto novo. Tenho saudades dos dezanove anos que esperei para ser campeão. Do inesquecível dia 27 de Maio de 1987 da vitória na Liga dos Campeões Europeus, em Viena de Áustria. Por favor, deixem de falar em mística. É blasfémia.  Risquem a palavra do léxico desportivo. Negócio, apenas negócio, monney, manney, à "tio patinhas".

       Estou a pensar voltar às origens. Futebol é nos regionais...

segunda-feira, junho 22, 2015

DEIXEM A POEIRA BAIXAR

             O que se passa em relação à quase totalidade das notícias respeitantes às transferências de jogadores de futebol nesta fase da época não difere muito do que se está a passar com a situação da Grécia relativamente à continuidade ou não deste país como membro da Comunidade Europeia. São tantas e tão diversas as notícias nos media, os comentários dos "fazedores de opinião", algumas verdades e as contradições, os debates, que se torna quase inviável separar uma pequena verdade que seja de tanta aldrabice e palpites que intoxicam os canais de informação.

             E no que ao futebol diz respeito o panorama não é melhor, pelo contrário, a confusão é de tal ordem que se pode comparar a uma anárquica feira de mentiras e mistificações. É uma realidade facilmente visível e comprovável pela evidência dos acontecimentos, mas, como tem mercado e vende, a informação aproveita e explora até que o produto não dê para outra coisa que não seja a reciclagem.

            Já fui "nessa" mas "deixei-me"  disso. Fico à espera com calma: tomo aqui e ali conhecimento de um título sacado à capa de um jornal, às vezes calha numa síntese informativa ouvir o que é dado como novidade, troco dois dedos de conversa com amigos sobre assuntos relacionados com o emblema preferido, não tapo os ouvidos às conversas de café, e, se fosse crédulo a tudo que me entra por um dos ouvidos e demora a sair pelo lado contrário, eu estaria agora petrificado numa estátua de sal como a mulher da Bíblia se, se, se, e se na próxima época em vez de Danilo na direita da defesa do meu centenário Clube, onde de certeza não vai estar porque já é do Real Madrid, visse lá um velho ratão "max pera podre"  vestindo esta sacra camisola às ricas azuis e brancas!


          
Equipamento 2015/2016 do FC Porto

             
     o tempora!  o moras!  que eu não me reconheço já neste (i)mundo!
 

terça-feira, junho 16, 2015

PORTUGAL VENCER A ITÁLIA É OBRA!



Particular: Itália-Portugal, 0-1 (crónica)

Jogo particular
Na Suíça
2015.06.5

                          PORTUGAL, 1 - Itália, 0
                                    (Golo de Éder, 51') 


                Vencer a Itália de Pirro mesmo "a brincar" nunca será uma tarefa fácil seja para que equipa for. Portugal conseguiu esse feito trinta e nove anos depois da última vitória sobre os transalpinos! É obra!

          Sem Cristiano Ronaldo e com uma equipa inicialmente apenas com quatro elementos que alinharam e venceram na Arménia, a equipa portuguesa derrotou uma Itália também ela sem quatro titulares habituais mas com Pilro, o magnífico e eterno Pilro, durante todo o tempo de jogo, conseguindo uma partida bastante repartida e equilibrada em termos exibicionais e sacar uma merecida até certo ponto inesperada.

         Retomando o sistema de jogo mais recorrente do futebol luso e um espírito de conjunto assinalável Fernando Santos abriu uma janela de oportunidade para os menos utilizados e, estes, corresponderam com uma exibição além do esperado. E não se pense que a Itália não se esforçou e não criou problemas à equipa lusitana porque foi o contrário o que se verificou.

        Individualmente de nenhum dos eleitos se poderá dizer que jogou abaixo do que pode e sabe. Fonte joga simples e prático. Eliseu, que substituiu o seu futuro concorrente no clube, esteve bem depois de ter entrado mal. Moutinho, ao seu nível de grande jogador; Danilo, quando "acertou o passo" mostrou um potencial que só os grandes jogadores possuem. Ricardo Quaresma esteve abaixo do que desejaria mas, cruzamentos daqueles, só ele os faz. Elder só teve que estar lá e encostar para o golo. Tiago terminou a época esgotado e deveria ter sido poupado. Carriço, mereceu sem favor a internacionalização pelos jogos que fez em Espanha. Vieirinha conseguiu exibição interessante.

       Considero Rui Patrício do tipo de Fabiano. Ambos bons guarda redes. Apenas e só, bons. Porém, desde que vejo Beto dentro dos postes, ainda não vi melhor em Portugal, entre portugueses. Lembrem-se como se comportou hoje na baliza; movimenta-se no espaço da grande área, agita-se e agita os colegas, comanda a defesa, é elástico, arrojado, felino no movimento para o solo e para a trave, coloca bem a bola com os pés, sai com critério aos cruzamentos, tudo. Nem sempre é assim? Não, não é. Porque não existem guarda redes perfeitos. Beto anda lá perto.