quarta-feira, setembro 30, 2015

PORTO VINTAGE NA ELITE DOS CAMPEÕES.

  
   Maicon, apontou o golo da vitória (2-1) sobre o Chelsea (Mais futebol)

Liga dos Campeões
2ª Jornada - 1ª Mão
Estádio do Dragão, Porto, Portugal
2015.09.29
Espectadores: 46 124

                FC do PORTO, 2 - Chelsea FC, 1 (UK)
                             (Ao intervalo: 1-1)

GOLOS: 1-0, aos 39', por André André; 1-1, aos 46',15'', por Williams; 2-1, aos 54', por Maicon.

FC do PORTO: Casillas, Maxi Pereira, Maicon, Marcano, Martins Indi, Rúben Neves (78', Evandro), Danilo, Imbula, André André (80', Layún), Aboubakar e Brahimi (86', Osvaldo).

Árbitro: Mateu Lahoz (Espanha).


                          Voltou ao Dragão o espetáculo das grandes noites europeias, com a equipa do Futebol Clube do Porto a alcançar um grande vitória que premeia uma exibição global das mais brilhantes e conseguidas das últimas participações na prova da elite dos clubes europeus. Assumindo uma postura de combate sem complexos ou exagerados temores, os Dragões evidenciaram uma saúde física e mental de registo elevado no desenvolvimento do jogo, proporcionando aos assistentes do estádio e a milhões de portugueses e espanhóis que viram pela TV, um jogo de altas emoções, bom futebol  e um espetáculo que ficará como uma noite de glória na celebração dos 122 anos da criação do Clube.

                           Como vem sendo normal a constituição da equipa que iniciou o confronto com  o campeão da Inglaterra, do professor José Mourinho e do milionário Abramovich, foi tema glosado pelos experts de cadeirinha e cachet a recibo verde nas apreciações prévias ao confronto, mormente com as entradas de Martins Indi para o lugar onde vem atuando Layún e o posicionamento de André André no xadrez da equipa, mas as "asneiras" que muitos apontaram de cátedra provaram em campo que o adversário foi bem estudado e o antídoto para o combater foi o adequado.

                           Com um primeiro tempo repartido e com altos e baixos em função da inspiração casual do valoroso adversário, o conjunto portista mostrou o potencial que tem com uma segunda parte de luxo, valente, destemida, suada e profundamente imbuída de espírito de conquista que sempre foi apanágio do glorioso baluarte do futebol luso e internacional e lhe conferiu mérito total na conquista de três preciosos pontos.

                           Tenho registada a cronologia dos momentos mais empolgantes da partida mas não me atrevo a mencioná-los nesta crónica porque não seria capaz de os descrever com a emoção que os presenciei. Também não me é fácil apontar jogadores que mais contribuíram para alcançar esta  vitória saborosa. Dos que cumpriram o tempo integral, porém, houve quem se superasse a si próprio e tivesse ido além do que se poderia exigir. De Casillas a Brahimi, passando por Aboubakar, tudo a dizer. O camaronês é um espanto de força, técnica e disponibilidade. Imbula, foi gigante portentoso. Mostrou-se, emfim! Rúben Neves, um colosso em técnica e visão de jogo. André André, fundamental e mais um golo precioso; Danilo, uma força incrível; Brahimi, um luxo; Martins Indi, um pêndulo, Maicon afirma-se como patrão da defesa e esteio sólido, faz o golo da glória; Marcano, anti vedeta, prático e eficaz; Maxi Pereira, um utilidade indispensável; Casillas, o toque do prestígio que valoriza a equipa.

                           Mateu Lahoz: é um dos árbitros que mais aprecio no futebol espanhol. Terá sido impressão minha mas pareceu-me que usou de maior rigor em relação às entradas ilegais dos jogadores do FC  do Porto de que do Chelsea; sem que eu tivesse notado que deu compensação de tempo no final da primeira parte, o golo de livre direto de William foi apontado aos 46',15'' e, a falta que o originou, muito duvidosa. Ainda estou sem perceber por que não marcou Lahoz uma grande penalidade causada por Marcano com o jogo a esgotar-se, o qual corta a bola de forma deliberada com o braço a merecer sanção máxima, num jogada que aconteceu junto à linha de fundo e frente a um dos árbitros assistentes que ninguém sabe para que serve, que, se tivesse sido assinalada poderia ter causado um castigo injusto para quem teve tamanho mérito. Haja Deus!

                         

                         

                         

                        

4 comentários:

  1. Amigo :

    ..."Ainda estou sem perceber por que não marcou Lahoz uma grande penalidade causada por Marcano "...

    Não marcou porque não viu .
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Depois de ver aquela exibição que na 2ª parte chegou a empolgar, a pergunta que se coloca, é: como se explicam os Moreirenses desta vida? Não é fácil explicar, mas há uma certeza: temos de ter a mesma ambição nas provas internas e externas, caso contrário vamos ter algumas desilusões e continuar anão compreender.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo Remígio
    ... Impecável a sua crónica ,"comme d'habitude" (ok, o franciú aqui ,é p'ró pretencioso , eu sei ...) mas , faltou-lhe mencionar um penalty ( 2º tempo ) sobre o mesmo Marcano e que ocorreu naquela fase em que ,por várias vezes , falhámos o 3 a 1 . O rapaz foi puxado e impedido de fazer a recarga , logo , um empate "técnico" nas falhas da arbitragem ..." Malgré tout " ( e esta , em francês erudito , hem ?...) a n/ querida RTP , após o jogo , e no painel onde o sr.bento ocupava lugar de destaque , começava a dissecar o jogo PRECISAMENTE PELO LANCE do -penalty-que -não -fora- marcado-e-que-claramente-existira ! conforme as imagens anexas , passadas até à exaustão . Estava montada a palhaçada com o rapazola gilberto -não-sei-quê , ou / não-sei-quê - gilberto , mai-la " mocheca" (usa-se, o termo , cá pelo m/ Reino ...) que até chora qdo o slb perde (deviam poupá-la, a dar notícias do género quando ... ) e o chefe daniel- de- paredes ...Que ramalhete supimpa , diria o n/ Eça ! Todos eles estavam devidamente envernizados e bem compostos com , ao que me pareceu , uns fatos da dielmar , hugo boss , ou emídio tucci e ela de calcinha - preta justíssima e uma blusinha branca folhada a cair-lhe , graciosamente, na cinturinha de vespa ...Sobre o fenómeno e a grandiosidade do feito do N/ FCPORTO a coisa foi mediana e como não aguentei a" narrativa" mudei de canal antes que ... Dia seguinte , ainda "carregando" no canal público , fomos remetidos para as 13 h 38 ! com um resumo que se alguèm não tivesse visto o jogo, diria que o Chelsea é que ... sim ! e nós , muita sorte e ... nada não ! Hoje , no Jornal da Tarde , sabe como é que a RTP da mourama abriu as notícias ?!!! ... ........... ...............................................(espaço para a meditação )................ Adivinhou ! .... Projectando para Domingo , anseio , estimo e desejo que a tal atitude de que tanto se tem falado , volte , DE VEZ e PARA FICAR . Grande abraço .

    ResponderEliminar
  4. Não é fácil explicar, ou talvez seja, mas há uma certeza: temos de ter a mesma ambição nas provas internas e externas, caso contrário vamos ter algumas desilusões e continuar a não compreender e não, não podemos andar a atirar as culpas sempre para Brahimi por não tirar sempre coelhos da cartola.

    ResponderEliminar