segunda-feira, maio 16, 2011

FAVORITOS, POIS ENTÃO!

Dublin final tickets go on international sale           

           Se, ser considerado favorito num jogo de futebol, quer dizer que uma das equipas é mais forte que o seu adversário, então o Futebol Clube do Porto é o favorito para vencer a partida da próxima quarta-feira, em Dublin, na Irlanda, contra o Sporting Clube de Braga.

           Seja qual for a vertente da comparação que se queira estabelecer entre e equipa de André Villas-Boas e a de Domingos Paciência, os dragões levam largam vantagem relativamente aos arsenalistas, quer ela se reporte  aos valores individuais dos seus atletas mais utilizados quer se leve em linha de conta a melhor qualidade do futebol que ambas praticam.

            Não estando em causa o reconhecido valor de grande parte dos jogadores do S. Braga, não seria fácil a qualquer deles ingressar no plantel principal campeão nacional, de imediato. Lugar por lugar, estando todos operacionais para serem utilizados, o FC Porto está, neste momento, melhor servido do que o seu adversário. E se Artur, Rodriguez, Sílvio, Vandinho, Mossoró, Hugo Viana, Alan ou Lima, para não citar mais, têm tido exibições de transcendência (designadamente nos jogos desta Liga), estão uns furos abaixo de Helton, Rolando, Otamendi, Fucile, Álvaro Pereira, Moutinho, Fernando, Guarin, Hulk, Falcao ou Varela. E se Sapunaru, Maicon, Rúben Micael, Bellucshi, Valter ou James Rodriguez dão garantias para ser utilizados sem diminuição substancial de rendimento, não vejo que o Braga possa recorrer da mesma forma aos seus reforços de banco sem prejuízo do rendimento da equipa.

             Onde o equilíbrio poderá reconhecer-se, tem a ver com a motivação (que não é despicienda...) que os dois treinadores conseguirem incutir nos seus jogadores e que poderá, pela transcendência individual de cada um, suplantar a do opositor. É trabalho do responsável-mor e, ainda aqui, André Villas-Boas tem demonstrado à saciedade que é muitíssimo dotado (Manuel Sérgio, dixi), mesmo que Domingos Paciência tenha experiência bastante para valorizar os efeitos psicológicos no rendimento dos jogadores.

              Não estava em Viena em 1987, mas conhece bem a história da memorável vitória da humildade contra a sobranceria bávara...

             Não descortino, por isso, qualquer engulho para que o Futebol Clube do Porto não assuma, responsavelmente, a sua condição de equipa mais forte. É, com efeito, superior ao Sporting de Braga e a vitória não pode escapar-lhe.

             E será, certa, certa uma VITÓRIA PORTUGUESA.

           

           

      

6 comentários:

  1. Não será um jogo fácil, o de amanhã, e as palavras de André Villas Boas são para ter em conta: "o Braga eliminou todas equipas favoritas que encontrou pela frente até agora". Há que ter muito cuidado e, acima de tudo, não os podemos subestimar.
    Posto isto, penso que temos condições para erguer a nossa segunda Taça UEFA/Liga Europa.

    Força Campeões!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. PS: não andava pela blogoasfera portista há uns tempos e hoje regressei. Deparo-me aqui com um espaço (ainda) mais bonito que o anterior, muito bom o template e o design, adequa-se perfeitamente.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Gaspar Lança:

    Seja bem aparecido, jovem Dragão! É com muito prazer que o vejo regressar e voltar à leitura das suas preciosas análises e comentários.

    Amanhã, acredito na vitória como não podia deixar de ser. E num bom jogo, já agora.

    Também para si o meu abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro Remígio
    Já é dia 18 qdo alinhavo aqui meia dúzia de palavras... O nervoso miudinho, que esta tarde,após ver (alguns )dos "preliminares"-nas confªs de Imprensa -se instalou não me deixam margem para grandes discursos.
    Assim,ferverosamente, desejo o ... melhor.E the best só poderá ser:GANHAR!
    Boa Sorte p'rós nossos CAMPEÕES!
    Abraço amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar
  5. Meus amigos do F.C.Porto, não vou estar com grandes considerações, não vou falar em pressão, motivação, confiança, seja no que for, vocês sabem o que têm a fazer e como fazer. Hoje em Dublin, disfrutem e gozem o momento.
    Estar numa final europeia não acontece todos os dias e há muitos que nunca lá vão chegar, por isso, aproveitem bem o jogo, dêem o vosso melhor, caprichem, ganhem, porque as finais são para ganhar. É dos vencedores que rezará a história.
    Eu confio e acredito.
    Força Porto!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Bom dia !!!

    Não ha muito a dizer sobre este FC Porto, da entrada em grande na epoca com a vitoria na supertaça, da forma brilhante como ganhou o campeonato, da fantastica reviravolta que nos levou á final da taça e das goleadas que nos colocaram na final da Europa League. O que se pode dizer é que só ha uma saida possivel, é mais uma vez demonstrarmos á europa e ao mundo o que é ser do FC Porto.

    Tragam o caneco !!!!

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar